OS MULTILETRAMENTOS APONTAM PARA A MULTIPLICIDADE CULTURAL DAS POPULAÇÕES E A MULTIPLICIDADE DE SEMIOSES DE TEXTOS. EM VISTA DISSO, O PEDAGOGO TEM A ATRIBUIÇÃO DE FORMAR LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. ASSIM, CONSIDERA-SE QUE ESTE TENHA UMA RELAÇÃO PRAZEROSA COM O ATO DE LER, POIS SERÁ O PRINCIPAL MODELO DE LEITOR PARA OS SEUS ALUNOS. É PARTINDO DE TAIS PRESSUPOSTOS QUE ESTE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE ANALISAR A FORMAÇÃO LEITORA DO PEDAGOGO, BEM COMO OS DESAFIOS DOCENTES PARA FORMAR LEITORES COMPETENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS MULTILETRAMENTOS. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE AUTORES COMO FREIRE (1997), ROJO (2012), ANTUNES (2003), FOUCAMBERT (1994), KLEIMAN (2002) ENTRE OUTROS AUTORES. OBSERVOU-SE QUE O PEDAGOGO TEVE UMA FORMAÇÃO LEITORA DEFICITÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CONSTATOU-SE UMA RELAÇÃO DE AVERSÃO DO PEDAGOGO COM A LEITURA NA ACADEMIA. DESTACOU-SE QUE O TRABALHO DO PROFESSOR COM OS MULTILETRAMENTOS DEVE INCLUIR AS DIFERENTES CULTURAS (VALORIZADAS E NÃO VALORIZADAS) E AS DIVERSAS LINGUAGENS (ESCRITA, VISUAL, IMAGÉTICA) DE FORMA PLANEJADA E SISTEMÁTICA, TENDO EM VISTA AS EXIGÊNCIAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. POR CONSEGUINTE, PARA FORMAR LEITORES COMPETENTES, É NECESSÁRIO IMPLANTAR UMA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS, ISSO ENVOLVE PROJETOS INTERDISCIPLINARES E PROTAGONISMO DISCENTE.