Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO LEITORA E PRÁTICA DOCENTE DO PEDAGOGO: DESAFIOS PARA FORMAR LEITORES COMPETENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS MULTILETRAMENTOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO LEITORA, MULTILETRAMENTOS, PEDAGOGO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60607 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 6062 "inscrito_id" => 4475 "titulo" => "FORMAÇÃO LEITORA E PRÁTICA DOCENTE DO PEDAGOGO: DESAFIOS PARA FORMAR LEITORES COMPETENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS MULTILETRAMENTOS" "resumo" => "OS MULTILETRAMENTOS APONTAM PARA A MULTIPLICIDADE CULTURAL DAS POPULAÇÕES E A MULTIPLICIDADE DE SEMIOSES DE TEXTOS. EM VISTA DISSO, O PEDAGOGO TEM A ATRIBUIÇÃO DE FORMAR LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. ASSIM, CONSIDERA-SE QUE ESTE TENHA UMA RELAÇÃO PRAZEROSA COM O ATO DE LER, POIS SERÁ O PRINCIPAL MODELO DE LEITOR PARA OS SEUS ALUNOS. É PARTINDO DE TAIS PRESSUPOSTOS QUE ESTE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE ANALISAR A FORMAÇÃO LEITORA DO PEDAGOGO, BEM COMO OS DESAFIOS DOCENTES PARA FORMAR LEITORES COMPETENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS MULTILETRAMENTOS. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE AUTORES COMO FREIRE (1997), ROJO (2012), ANTUNES (2003), FOUCAMBERT (1994), KLEIMAN (2002) ENTRE OUTROS AUTORES. OBSERVOU-SE QUE O PEDAGOGO TEVE UMA FORMAÇÃO LEITORA DEFICITÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CONSTATOU-SE UMA RELAÇÃO DE AVERSÃO DO PEDAGOGO COM A LEITURA NA ACADEMIA. DESTACOU-SE QUE O TRABALHO DO PROFESSOR COM OS MULTILETRAMENTOS DEVE INCLUIR AS DIFERENTES CULTURAS (VALORIZADAS E NÃO VALORIZADAS) E AS DIVERSAS LINGUAGENS (ESCRITA, VISUAL, IMAGÉTICA) DE FORMA PLANEJADA E SISTEMÁTICA, TENDO EM VISTA AS EXIGÊNCIAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. POR CONSEGUINTE, PARA FORMAR LEITORES COMPETENTES, É NECESSÁRIO IMPLANTAR UMA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS, ISSO ENVOLVE PROJETOS INTERDISCIPLINARES E PROTAGONISMO DISCENTE.OS MULTILETRAMENTOS APONTAM PARA A MULTIPLICIDADE CULTURAL DAS POPULAÇÕES E A MULTIPLICIDADE DE SEMIOSES DE TEXTOS. EM VISTA DISSO, O PEDAGOGO TEM A ATRIBUIÇÃO " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO LEITORA, MULTILETRAMENTOS, PEDAGOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID4475_04102019101910.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIELE MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EVANIELE MARQUES" "autor_email" => "evanielem@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60607 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 6062 "inscrito_id" => 4475 "titulo" => "FORMAÇÃO LEITORA E PRÁTICA DOCENTE DO PEDAGOGO: DESAFIOS PARA FORMAR LEITORES COMPETENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS MULTILETRAMENTOS" "resumo" => "OS MULTILETRAMENTOS APONTAM PARA A MULTIPLICIDADE CULTURAL DAS POPULAÇÕES E A MULTIPLICIDADE DE SEMIOSES DE TEXTOS. EM VISTA DISSO, O PEDAGOGO TEM A ATRIBUIÇÃO DE FORMAR LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. ASSIM, CONSIDERA-SE QUE ESTE TENHA UMA RELAÇÃO PRAZEROSA COM O ATO DE LER, POIS SERÁ O PRINCIPAL MODELO DE LEITOR PARA OS SEUS ALUNOS. É PARTINDO DE TAIS PRESSUPOSTOS QUE ESTE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE ANALISAR A FORMAÇÃO LEITORA DO PEDAGOGO, BEM COMO OS DESAFIOS DOCENTES PARA FORMAR LEITORES COMPETENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS MULTILETRAMENTOS. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE AUTORES COMO FREIRE (1997), ROJO (2012), ANTUNES (2003), FOUCAMBERT (1994), KLEIMAN (2002) ENTRE OUTROS AUTORES. OBSERVOU-SE QUE O PEDAGOGO TEVE UMA FORMAÇÃO LEITORA DEFICITÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CONSTATOU-SE UMA RELAÇÃO DE AVERSÃO DO PEDAGOGO COM A LEITURA NA ACADEMIA. DESTACOU-SE QUE O TRABALHO DO PROFESSOR COM OS MULTILETRAMENTOS DEVE INCLUIR AS DIFERENTES CULTURAS (VALORIZADAS E NÃO VALORIZADAS) E AS DIVERSAS LINGUAGENS (ESCRITA, VISUAL, IMAGÉTICA) DE FORMA PLANEJADA E SISTEMÁTICA, TENDO EM VISTA AS EXIGÊNCIAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. POR CONSEGUINTE, PARA FORMAR LEITORES COMPETENTES, É NECESSÁRIO IMPLANTAR UMA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS, ISSO ENVOLVE PROJETOS INTERDISCIPLINARES E PROTAGONISMO DISCENTE.OS MULTILETRAMENTOS APONTAM PARA A MULTIPLICIDADE CULTURAL DAS POPULAÇÕES E A MULTIPLICIDADE DE SEMIOSES DE TEXTOS. EM VISTA DISSO, O PEDAGOGO TEM A ATRIBUIÇÃO " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO LEITORA, MULTILETRAMENTOS, PEDAGOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID4475_04102019101910.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIELE MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EVANIELE MARQUES" "autor_email" => "evanielem@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS MULTILETRAMENTOS APONTAM PARA A MULTIPLICIDADE CULTURAL DAS POPULAÇÕES E A MULTIPLICIDADE DE SEMIOSES DE TEXTOS. EM VISTA DISSO, O PEDAGOGO TEM A ATRIBUIÇÃO DE FORMAR LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. ASSIM, CONSIDERA-SE QUE ESTE TENHA UMA RELAÇÃO PRAZEROSA COM O ATO DE LER, POIS SERÁ O PRINCIPAL MODELO DE LEITOR PARA OS SEUS ALUNOS. É PARTINDO DE TAIS PRESSUPOSTOS QUE ESTE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE ANALISAR A FORMAÇÃO LEITORA DO PEDAGOGO, BEM COMO OS DESAFIOS DOCENTES PARA FORMAR LEITORES COMPETENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS MULTILETRAMENTOS. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE AUTORES COMO FREIRE (1997), ROJO (2012), ANTUNES (2003), FOUCAMBERT (1994), KLEIMAN (2002) ENTRE OUTROS AUTORES. OBSERVOU-SE QUE O PEDAGOGO TEVE UMA FORMAÇÃO LEITORA DEFICITÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CONSTATOU-SE UMA RELAÇÃO DE AVERSÃO DO PEDAGOGO COM A LEITURA NA ACADEMIA. DESTACOU-SE QUE O TRABALHO DO PROFESSOR COM OS MULTILETRAMENTOS DEVE INCLUIR AS DIFERENTES CULTURAS (VALORIZADAS E NÃO VALORIZADAS) E AS DIVERSAS LINGUAGENS (ESCRITA, VISUAL, IMAGÉTICA) DE FORMA PLANEJADA E SISTEMÁTICA, TENDO EM VISTA AS EXIGÊNCIAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. POR CONSEGUINTE, PARA FORMAR LEITORES COMPETENTES, É NECESSÁRIO IMPLANTAR UMA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS, ISSO ENVOLVE PROJETOS INTERDISCIPLINARES E PROTAGONISMO DISCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.