A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA VEM, CADA VEZ MAIS, EXIGIDO UMA EDUCAÇÃO QUE ESTEJA COMPROMETIDA COM AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. NO CERNE DESSA SOCIEDADE ESTÁ À EDUCAÇÃO, QUE POR SER HISTÓRICA E SOCIALMENTE CONSTRUÍDA PELO HOMEM, EXIGE PARA O SEU DESENVOLVIMENTO UMA LINGUAGEM DIVERSIFICADA E MÚLTIPLA, CAPAZ DE ATENDER A TODA UMA DIVERSIDADE, O QUE LEVA À COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA E DOS DESAFIOS RELACIONADOS À FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. NO QUE SE REFERE ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MUITO TEM PREOCUPADO PARA O PERCURSO PROFISSIONAL DOCENTE COM A DICOTOMIA EXISTENTE ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, QUE OCORRE EM GRANDE NÚMERO DE CURSOS DE LICENCIATURA. NO SENTIDO DE TRAZER REFLEXÕES ACERCA DESTA TEMÁTICA, O OBJETIVO DO ESTUDO É BUSCAR COMPREENDER A RELEVÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. O APORTE TEÓRICO DO PRESENTE ARTIGO FOI FORMADO POR AUTORES COMO FREIRE, GUARNIERI, NÓVOA, TARDIF, ENTRE OUTROS.