ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORAS QUE ATUAM COM ALUNOS SURDOS, OCORRIDA NO CEILIBRAS (CENTRO EDUCACIONAL DE IDIOMAS LIBRAS) JUNTAMENTE COM A ASBP (ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE BRAGANÇA PAULISTA). O OBJETIVO GERAL FOI: OFERECER AOS PARTICIPANTES SUBSÍDIOS TEÓRICO-PRÁTICOS VOLTADOS AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DESSA CLIENTELA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: FAZER COM QUE OS PROFESSORES SE APROPRIASSEM DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA DE SINAIS; APRENDER OS SINAIS ESPECÍFICOS DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA; ADAPTAR ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA AOS ALUNOS SURDOS, A FIM DE, TORNÁ-LOS LEITORES CAPAZES DE ATRIBUIR SENTIDO AOS GÊNEROS TEXTUAIS, RESPEITANDO SUA SINGULARIDADE LINGUÍSTICA, TENDO COMO PONTO PRIMORDIAL O ENSINO DE LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA (L1) E LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA COMO SEGUNDA (L2) E; APRENDER A UTILIZAR, CRIAR E ADAPTAR RECURSOS MIDIÁTICOS QUE, FACILITEM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE. ÀS PARTICIPANTES, FORAM OPORTUNIZADAS SITUAÇÕES DE APROFUNDAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DESTES ALUNOS, POR MEIO DE MATERIAIS E RECURSOS MIDIÁTICOS. POR FIM, POR MEIO DO ESTUDO REALIZADO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE, AS METODOLOGIAS OFERECIDAS ESTÃO INFLUENCIANDO NA QUALIDADE DE ENSINO DOS ALUNOS.