Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FLUÊNCIA NA LEITURA DOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE RECIFE E JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE?

Palavra-chaves: LEITURA, ATIVIDADE, AUTONOMIA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO A NECESSIDADE EM TERMOS ESTUDANTES LEITORES FLUENTES NO 2º CICLO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS MOTIVOU A REALIZAR UM ESTUDO NO QUAL PUDÉSSEMOS SABER COMO OS PROFESSORES QUE LECIONAM NO 4º ANO CLASSIFICAM A LEITURA DOS SEUS ESTUDANTES. NOSSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS VERIFICAR O QUE AS DOCENTES RELATAM SOBRE AS ATIVIDADES ENVOLVENDO A LEITURA PROMOVIDA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AINDA IDENTIFICAR A DIVERSIDADE DAS ATIVIDADES DIRECIONADAS VISANDO MELHORAR O NÍVEL DE LEITURA DOS ESTUDANTES. PARA ANALISARMOS AS RESPOSTAS PARA ESSES QUESTIONAMENTOS TIVEMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE SOARES, TOUFNI, SOLÉ E OUTROS PESQUISADORES QUE ESTUDARAM TEMÁTICAS RELACIONADAS. COLETAMOS OS DADOS E À LUZ DOS TEÓRICOS ESTUDADOS, TRAÇAMOS NOSSA ANÁLISE. PARA A COLETA DE DADOS APLICAMOS UMA ENTREVISTA COM 08 PROFESSORAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO 04 DOCENTES QUE LECIONAM EM ESCOLAS MUNICIPAIS DA REDE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES E OS OUTROS 04 DOCENTES ENSINAM EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE RECIFE. A PARTIR DA COLETA DE DADOS NOTAMOS QUE OS DOCENTES CONCENTRAVAM SUAS ATIVIDADES PARA MELHORAR A FLUÊNCIA DE SEUS ALUNOS DE MANEIRA BEM DIVERSIFICADA QUE IAM DESDE A RODA DE CONVERSA, LEITURA COMPARTILHADA ATÉ A PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO, ISTO É, HAVIA, NO DISCURSO DOS DOCENTES UMA PREOCUPAÇÃO EM ELEVAR A FLUÊNCIA DA LEITURA E GARANTIR A AUTONOMIA DESSES ESTUDANTES. DE ACORDO COM AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS MUITOS ALUNOS CHEGAVAM AO 4º ANO SEM A AUTONOMIA NA LEITURA. PALAVRAS-CHAVE: LEITURA, ATIVIDADE, AUTONOMIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.