A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58532 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5980 "inscrito_id" => 11433 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA." "resumo" => "A LUTA PELA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR É UMA LUTA RECENTE, SÃO NÃO MAIS DO QUE QUARENTA ANOS DE CONTÍNUOS MOVIMENTOS EM FAVOR DE UMA CLASSE DE ALUNOS QUE HODIERNAMENTE, LAMENTAVELMENTE, AINDA É VISTA COMO “DESIGUAIS” E PRECONCEITUOSAMENTE DEFINIDOS COMO INCAPAZES A VIDA NORMAL ESCOLAR. FRENTE A ESSE PRESSUPOSTO, OBJETIVOU-SE ELABORAR UM TRABALHO INVESTIGATIVO QUE ABORDASSE A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ASSEGURASSE PARÂMETROS CONCEITUAIS, APONTANDO OS DESAFIOS E AVANÇOS NA REALIDADE EDUCACIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE. DESTE MODO, ESTABELECEU-SE A LINHA TEMÁTICA DE DEFESA EM QUE SERIA ABORDADA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA POR SEUS ASPECTOS DA IGUALDADE DE CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. PARA ALCANÇAR ESTE PROPÓSITO, DIRECIONOU-SE OS ESTUDOS PELO VIÉS DA PESQUISA QUALITATIVA COM ENTREVISTAS, TEVE COMO LABORATÓRIO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA, ONDE SE PÔDE, ANALISAR E CONFRONTAR A REALIDADE TEÓRICA COM O EMPIRISMO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DE ATENDIMENTO AOS ACADÊMICOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. POR TUDO QUANTO FOI DEBATIDO E ANALISADO, SOBRESSAI-SE, DO ESTUDO REALIZADO, UM CONHECIMENTO MAIS ABALIZADO SOBRE AS QUESTÕES LEVANTADAS E QUE DEFENDEM A MÁXIMA DE QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM SUA CORRETA PRÁTICA SIGNIFICA A GARANTIA DE TODOS A EDUCAÇÃO, VISLUMBRANDO ASSIM INSERÇÃO DA PESSOA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, AO VERDADEIRO CONCEITO DE CIDADANIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAçãO INCLUSIVA, ACESSIBILIDADE, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID11433_11112019141709.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILANI MARQUES SOUTO ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ILANI MARQUES" "autor_email" => "ilanita12@hotmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58532 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5980 "inscrito_id" => 11433 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA." "resumo" => "A LUTA PELA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR É UMA LUTA RECENTE, SÃO NÃO MAIS DO QUE QUARENTA ANOS DE CONTÍNUOS MOVIMENTOS EM FAVOR DE UMA CLASSE DE ALUNOS QUE HODIERNAMENTE, LAMENTAVELMENTE, AINDA É VISTA COMO “DESIGUAIS” E PRECONCEITUOSAMENTE DEFINIDOS COMO INCAPAZES A VIDA NORMAL ESCOLAR. FRENTE A ESSE PRESSUPOSTO, OBJETIVOU-SE ELABORAR UM TRABALHO INVESTIGATIVO QUE ABORDASSE A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ASSEGURASSE PARÂMETROS CONCEITUAIS, APONTANDO OS DESAFIOS E AVANÇOS NA REALIDADE EDUCACIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE. DESTE MODO, ESTABELECEU-SE A LINHA TEMÁTICA DE DEFESA EM QUE SERIA ABORDADA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA POR SEUS ASPECTOS DA IGUALDADE DE CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. PARA ALCANÇAR ESTE PROPÓSITO, DIRECIONOU-SE OS ESTUDOS PELO VIÉS DA PESQUISA QUALITATIVA COM ENTREVISTAS, TEVE COMO LABORATÓRIO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA, ONDE SE PÔDE, ANALISAR E CONFRONTAR A REALIDADE TEÓRICA COM O EMPIRISMO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DE ATENDIMENTO AOS ACADÊMICOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. POR TUDO QUANTO FOI DEBATIDO E ANALISADO, SOBRESSAI-SE, DO ESTUDO REALIZADO, UM CONHECIMENTO MAIS ABALIZADO SOBRE AS QUESTÕES LEVANTADAS E QUE DEFENDEM A MÁXIMA DE QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM SUA CORRETA PRÁTICA SIGNIFICA A GARANTIA DE TODOS A EDUCAÇÃO, VISLUMBRANDO ASSIM INSERÇÃO DA PESSOA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, AO VERDADEIRO CONCEITO DE CIDADANIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAçãO INCLUSIVA, ACESSIBILIDADE, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID11433_11112019141709.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILANI MARQUES SOUTO ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ILANI MARQUES" "autor_email" => "ilanita12@hotmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }