O OBJETIVO DESTE ARTIGO É FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS, PRINCIPALMENTE SOBRE O BILINGUISMO. A PESQUISA FOI DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, PRETENDENDO VISAR OS ASPECTOS PRÁTICOS PARA O EMBASAMENTO DAS NOSSAS IMPLICAÇÕES E CONCLUSÕES ACERCA DO TEMA. FOI TOMADO COMO BASE O LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES ENCONTRADAS NA LITERATURA ESPECÍFICA, TAIS COMO: TRABALHOS CIENTÍFICOS, MONOGRAFIAS, TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, DISSERTAÇÕES E TESES. ASSIM COMO LIVROS, REVISTAS E PERIÓDICOS. AS INFORMAÇÕES COLETADAS ATRAVÉS DA LITERATURA FORAM ARTICULADAS A FIM DE ESTABELECER RESPOSTAS ÀS INDAGAÇÕES PROPOSTAS. MUITAS SÃO AS ABORDAGENS EDUCATIVAS NO CAMPO DE ENSINO PARA CRIANÇAS SURDAS, O ORALISMO E A COMUNICAÇÃO TOTAL SÃO EXEMPLOS. APESAR DO CONHECIMENTO QUE TEMOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS, ESTAS ABORDAGENS CONTINUAM SENDO PRATICADAS, MESMO QUANDO SE DEFENDE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE COMO UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS. SENDO ASSIM, É DE GRANDE IMPORTÂNCIA TRABALHOS QUE ANALISEM A DIMENSÃO POLÍTICA E EPISTEMOLÓGICA PRÓPRIAS A CADA UMA DAS ABORDAGENS EDUCATIVAS EXISTENTES E FAZER UMA REFLEXÃO EM CONJUNTO SOBRE O QUE SE ALMEJA PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS.