A PESQUISA ABORDOU A TEMÁTICA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO TRAZENDO REFLEXÕES TEÓRICAS DE PESQUISAS JÁ EMPREENDIDAS EM ARTICULAÇÃO COM A REALIDADE DOS CURSOS DE QUÍMICA OFERTADOS NO CAMPUS PONTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA E CONTEXTUALIZA A CRIAÇÃO DO CURSO A PARTIR DAS POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO PAÍS. A METODOLOGIA APLICADA NA PESQUISA BASEOU-SE NOS PRECEITOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS, COM USO DAS TÉCNICAS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL, DE CAMPO E ANALISE DESCRITIVA DOS DADOS. A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS PERMITIU O LEVANTAMENTO DE INDICADORES DE INGRESSO, CONCLUSÃO, EVASÃO E RETENÇÃO NO CURSO. A PESQUISA DE CAMPO COM INTUITO DE TRAÇAR O PERFIL DO ALUNO EVADIDO E IDENTIFICAÇÃO DAS POSSÍVEIS CAUSAS DA EVASÃO POR CONTA DO BAIXO NÚMERO DE RESPONDENTES NÃO APRESENTOU RESULTADOS SUBSTANCIAIS, SOMENTE INDICAÇÕES QUE FORAM REGISTRADAS. OS DADOS COLETADOS A PARTIR DOS DOCUMENTOS E ANALISADOS PERMITIRAM A IDENTIFICAÇÃO DE ALGUMAS FRAGILIDADES QUE DE ACORDO COM A LITERATURA ESTÃO EM CONSONÂNCIA COM DEMAIS CURSOS DE QUÍMICA OFERTADOS EM OUTRAS REGIÕES DO PAÍS. FORAM APRESENTADAS SUGESTÕES DE AÇÕES DE MODO A CONTRIBUIR COM A GESTÃO DO CURSO, OBJETO DE PESQUISA, COMO A OFERTA DE CURSOS DE EXTENSÃO AOS ALUNOS INGRESSANTES COMO APOIO PEDAGÓGICO E DE INTEGRAÇÃO COM O CURSO, ESTRATÉGIAS NA VINCULAÇÃO DE DOCENTES NAS DISCIPLINAS DE PRIMEIRO PERÍODO, ACOMPANHAMENTO SISTEMÁTICO DO PROCESSO AVALIATIVO COM REFLEXÃO JUNTO AO CORPO DOCENTE PARA A FUNÇÃO DO MESMO DENTRE OUTROS.