SAMPAIO, Suelen Da Silva. Psicopedagogia, família e processo de aprendizagem. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62327>. Acesso em: 05/11/2024 09:35
O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO REALIZAR UMA AVALIAÇÃO DO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO E INVESTIGAR DE QUE FORMA A RELAÇÃO TERAPÊUTICA ATUA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E FAMILIAR. COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS FORAM UTILIZADOS ESTUDOS QUE ABORDAM AS SEGUINTES TEMÁTICAS: INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, PROCESSO DE APRENDIZAGEM, FAMÍLIA E ESCOLA. A METODOLOGIA SE DÁ A PARTIR DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ENTREVISTA FAMILIAR EXPLORATÓRIA SITUACIONAL (E.F.E.S) E UM ESTUDO DE CASO. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA POSSIBILITOU CAMINHOS PARA UMA ESCRITA FUNDAMENTADA E ELUCIDATIVA. A ENTREVISTA PERMITIU RECONHECER O MODO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM FAMILIAR E AVALIAR A INFLUENCIA DA PSICOPEDAGOGIA NA COMPOSIÇÃO DESSAS RELAÇÕES. E O ESTUDO DE CASO CONSIDEROU COMO AS RELAÇÕES FAMILIARES INTERVÊM NO PROCESSO TERAPÊUTICO E DE APRENDIZAGEM, BEM COMO É CONSTRUÍDA A RELAÇÃO DA TRÍADE PSICOPEDAGOGIA-CLIENTE-FAMÍLIA. ESTE TRABALHO POSSIBILITOU AMPLIAR O SENTIDO DA RELAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E A INFLUÊNCIA DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA E DA FAMÍLIA, VERIFICANDO OS POSSÍVEIS FATORES AFETIVOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO TERAPÊUTICO PSICOPEDAGÓGICO, QUE, POR VEZES, SE APRESENTAM ATRAVÉS SENTIMENTOS E EMOÇÕES, E NÃO SÓ POR PARTE DOS CLIENTES, MAS TAMBÉM, DOS PAIS, CUIDADORES, PROFESSORES, COORDENADORES E PSICOPEDAGOGAS, O QUE TORNA EFETIVO AO PSICOPEDAGOGO O PAPEL DE APOIADOR DESSAS RELAÇÕES PERANTE A APRENDIZAGEM.