ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E APRENDIZAGEM INFANTIL: REVISÃO DE LITERATURA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60395 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2442 "inscrito_id" => 8728 "titulo" => "ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E APRENDIZAGEM INFANTIL: REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "A COGNIÇÃO É UMA FUNÇÃO PSICOLÓGICA ATUANTE NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, É A MANEIRA COMO O CÉREBRO PERCEBE, APRENDE, PENSA E RECORDA DETERMINADO CONHECIMENTO QUE É CAPTADO PELOS SENTIDOS. CONSIDERADA ASPECTO FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL, SUA ESTIMULAÇÃO TRAZ EFEITOS BENÉFICOS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL. TRATA-SE DE UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA, REALIZADA NO MÊS DE JULHO DE 2019, ATRAVÉS DO PORTAL DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). FORAM EMPREGADOS OS DESCRITORES: ESTIMULAÇÃO COGNITIVA, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM INFANTIL E ESCOLA, FORAM ENCONTRADOS 131 ARTIGOS SENDO SELECIONADOS 6 PARA COMPOR ESTE ESTUDO. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL, BEM COMO PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O DESEMPENHO ESCOLAR. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS, BEM COMO O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS PODEM INFLUENCIAR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA. A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR COMO FACILITADOR DE INTERVENÇÕES E A NECESSIDADE DE INVESTIMENTO EM SUA FORMAÇÃO PARA QUE POSSA EXECUTÁ-LAS COERENTEMENTE DE ACORDO COM O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE CADA CRIANÇA, RESPEITANDO SUA IDADE E SUAS SINGULARIDADES, ALÉM DE ATUAR EM CONJUNTO COM A FAMÍLIA E COM DEMAIS PROFISSIONAIS PARA QUE A CRIANÇA POSSA SE BENEFICIAR DE UM DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E COM QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "ESTIMULAÇÃO COGNITIVA, APRENDIZAGEM INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID8728_19082019155234.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILIA VIEIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "MARILIA CAVALCANTE" "autor_email" => "mariliavcavalcante@outloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60395 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2442 "inscrito_id" => 8728 "titulo" => "ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E APRENDIZAGEM INFANTIL: REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "A COGNIÇÃO É UMA FUNÇÃO PSICOLÓGICA ATUANTE NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, É A MANEIRA COMO O CÉREBRO PERCEBE, APRENDE, PENSA E RECORDA DETERMINADO CONHECIMENTO QUE É CAPTADO PELOS SENTIDOS. CONSIDERADA ASPECTO FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL, SUA ESTIMULAÇÃO TRAZ EFEITOS BENÉFICOS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL. TRATA-SE DE UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA, REALIZADA NO MÊS DE JULHO DE 2019, ATRAVÉS DO PORTAL DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). FORAM EMPREGADOS OS DESCRITORES: ESTIMULAÇÃO COGNITIVA, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM INFANTIL E ESCOLA, FORAM ENCONTRADOS 131 ARTIGOS SENDO SELECIONADOS 6 PARA COMPOR ESTE ESTUDO. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL, BEM COMO PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇA E SEUS BENEFÍCIOS PARA O DESEMPENHO ESCOLAR. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS, BEM COMO O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS PODEM INFLUENCIAR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA. A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR COMO FACILITADOR DE INTERVENÇÕES E A NECESSIDADE DE INVESTIMENTO EM SUA FORMAÇÃO PARA QUE POSSA EXECUTÁ-LAS COERENTEMENTE DE ACORDO COM O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE CADA CRIANÇA, RESPEITANDO SUA IDADE E SUAS SINGULARIDADES, ALÉM DE ATUAR EM CONJUNTO COM A FAMÍLIA E COM DEMAIS PROFISSIONAIS PARA QUE A CRIANÇA POSSA SE BENEFICIAR DE UM DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E COM QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "ESTIMULAÇÃO COGNITIVA, APRENDIZAGEM INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID8728_19082019155234.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILIA VIEIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "MARILIA CAVALCANTE" "autor_email" => "mariliavcavalcante@outloo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }