ESTE TRABALHO SE PROPÕE A ANALISAR O MUSEU COM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O ESTUDO PARTE DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UM ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE CRATO E CIRCUNVIZINHAS, PARA TANTO LEVAREMOS EM CONSIDERAÇÃO O REFERENCIAL DE JACQUES LE GOFF, PIERRE NORA, IVO MATTOZZI, FRANCISCO RÉGIS LOPES RAMOS E JOSÉ RICARDO ORIÁ FERNANDES, PARA COMPREENDERMOS O ESPAÇO PESQUISADO E TERMOS UMA NOÇÃO DE COMO TRABALHAR ESTE ESPAÇO EM SALA DE AULA, PARA PROMOVERMOS UM ENSINO ADEQUADO PARA OS EDUCANDOS. A METODOLOGIA PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO FOI OBSERVAÇÕES NO MUSEU, DOS ALUNOS VISITANTES, NOS FAZENDO PERCEBER A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. A PARTIR DOS ESCRITOS PUDEMOS VER O MUSEU COMO LOCAL DE MEMORIA QUE PODE SER UTILIZADO NA COMPOSIÇÃO DE UMA AULA DINÂMICA. DESSA MANEIRA O GRADUANDO CONSEGUE APRENDER O QUE ELE SÓ TEM ACESSO NA TEORIA. É O CASO DE ACHADOS ARQUEOLÓGICOS QUE CONTAM TODA UMA HISTÓRIA DE UMA NAÇÃO, TENTO EM VISTA QUE BOA PARTE DO QUE ELES CONHECEM SÃO OFERTADOS EM FORMA DE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS.