DESDE MUITO CEDO NATURALIZAMOS A EXISTÊNCIA DE ESCOLAS PORQUE ESSE É O MODELO DE ENSINO QUE É MAIS DISSEMINADO NA SOCIEDADE A MUITO TEMPO, EM CONSEQUÊNCIA DISSO, NÃO É RARO QUE AO PENSARMOS EM EDUCAÇÃO NOSSA MENTE FAÇA UMA LIGAÇÃO DIRETA ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPRACITADAS, ENTRETANTO, NEM TODO PROCESSO EDUCATIVO ESTÁ CONDICIONADO A UM AMBIENTE ESPECÍFICO E TÃO POUCO NECESSITA DE UMA ESTRUTURA FÍSICA DETERMINADA COM UMA SISTEMATIZAÇÃO RÍGIDA DE CONTEÚDOS, VISTO QUE A EDUCAÇÃO HUMANA É PERENE E COM CARACTERÍSTICAS ONIPRESENTES, OU SEJA, OCORRE DE MANEIRA CONTÍNUA NAS MAIS VARIADAS SITUAÇÕES E LUGARES, ISSO PORQUE O SER HUMANO É UM SER QUE RESPONDE E É CAPAZ DE ADQUIRIR CONHECIMENTO ATÉ MESMO EM SUAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS. NESSE SENTIDO, É OPORTUNO INDAGAR: TENDO A EDUCAÇÃO ESSE CARÁTER TÃO ABRANGENTE, QUAL A REAL NECESSIDADE DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO E QUAL É A FUNÇÃO ATRIBUÍDA A ELAS NOS DIAS E ATUAIS E EM SEU DECURSO HISTÓRICO? É A FIM DE RESPONDER TAL QUESTÃO QUE ESSE ARTIGO SE DESENVOLVERÁ, UTILIZANDO AUTORES COMO BEZERRA (2016), ENGELS (2010), LUKÁCS (2018) E PONCE (2007) E PARA MELHOR FUNDAMENTAR OS ARGUMENTOS AQUI APRESENTADOS. O ESTUDO FOI GUIADO POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CUNHO QUALITATIVO DE OBRAS DOS REFERIDOS AUTORES.