TENDO EM VISTA OS CRESCENTES ÍNDICES DE DEGRADAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, INFERE-SE A EMERGÊNCIA DA PROMOÇÃO DE AÇÕES QUE BUSQUEM REFLEXIONAR ACERCA DE UM DESENVOLVIMENTO BASEADO EM UMA VISÃO HOLÍSTICA OU NÃO-LINEAR, FAZENDO COM QUE AS PESSOAS SE SINTAM COMO INTEGRANTES DE UM TODO E RESPONSÁVEIS PELA CONSERVAÇÃO. POSTO ISTO, A ENSINAGEM DE BIOLOGIA NA ESCOLA PÚBLICA, AO CONSIDERAR O DOCENTE, DOTADO DE INTENCIONALIDADE, E DISCENTE, COM O ENGAJAMENTO PERANTE AS MAIS VARIADAS QUESTÕES DO ENTORNO SOCIAL, EMERGE COMO UMA PERSPECTIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DESENVOLVIMENTISTA SOB PARÂMETROS ECOLÓGICOS E SISTÊMICOS. NESTA PESQUISA, OBJETIVOU-SE ANALISAR A ENSINAGEM DE BIOLOGIA NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NUMA ESCOLA PÚBLICA, NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO HERCULANO BANDEIRA, NO MUNICÍPIO DE PAUDALHO - PE, COM ESTUDANTES DO 1º A, 2ºA E 3ºA ANOS. TRATA-SE DE ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM DE MÉTODOS MISTOS, COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ANÁLISE DE DOCUMENTOS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, SINALIZA-SE A INQUIETAÇÃO E DESEJO DE CONTINUIDADE DE RUPTURA PARADIGMÁTICA DO ENSINO NA ESCOLA ATUAL, QUER NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO DE SABERES ESCOLARES DE BIOLOGIA, QUER NO ÂMBITO DO RESPEITO AO SER HUMANO E O AO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DA INTERLOCUÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA.