Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE INÍCIOS E COMBATES: BREVE ANÁLISE DA EVASÃO ESCOLAR NO IFMA/ARAIOSES.

Palavra-chaves: EVASÃO ESCOLAR, ENSINO TÉCNICO, ARAIOSES-MA, ENSINO MÉDIO INTEGRADO Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60310
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2878
    "inscrito_id" => 1331
    "titulo" => "ENTRE INÍCIOS E COMBATES: BREVE ANÁLISE DA EVASÃO ESCOLAR NO IFMA/ARAIOSES."
    "resumo" => "A EVASÃO ESCOLAR PARECE SE CONSTITUIR EM UMA PROBLEMÁTICA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA QUE ATRAVESSA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. ESTE ARTIGO ANALISA OS FATORES DA EVASÃO APONTADOS POR ESTUDANTES QUE ABANDONARAM OS CURSOS TÉCNICOS OFERECIDOS PELO CAMPUS ARAIOSES/IFMA EM 2018. A DISCUSSÃO PRESENTE NESTE TRABALHO ARTICULA ALGUMAS PESQUISAS NACIONAIS E AS ANÁLISES DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS APLICADOS DURANTE O ANO DE 2018 NA CIDADE DE ARAIOSES-MA. OS RESULTADOS CORROBORAM O CARÁTER MULTIFACETADO E COMPLEXO DO FENÔMENO DA EVASÃO, MAS TAMBÉM APONTA PARA FATORES SOCIAIS QUE PODERIAM SER SOLUCIONADOS COM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS MAIS EFETIVAS DE PROMOÇÃO ÀS CONDIÇÕES DE ACESSO À ESCOLARIZAÇÃO DE REGIÕES DISTANTES DA SEDE DA CIDADE PESQUISADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR, ENSINO TÉCNICO, ARAIOSES-MA, ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID1331_02092019183839.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIO DE SOUSA SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO"
    "autor_email" => "farcosousa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- IFMA/CAMPUS ARAIOSES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60310
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2878
    "inscrito_id" => 1331
    "titulo" => "ENTRE INÍCIOS E COMBATES: BREVE ANÁLISE DA EVASÃO ESCOLAR NO IFMA/ARAIOSES."
    "resumo" => "A EVASÃO ESCOLAR PARECE SE CONSTITUIR EM UMA PROBLEMÁTICA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA QUE ATRAVESSA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. ESTE ARTIGO ANALISA OS FATORES DA EVASÃO APONTADOS POR ESTUDANTES QUE ABANDONARAM OS CURSOS TÉCNICOS OFERECIDOS PELO CAMPUS ARAIOSES/IFMA EM 2018. A DISCUSSÃO PRESENTE NESTE TRABALHO ARTICULA ALGUMAS PESQUISAS NACIONAIS E AS ANÁLISES DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS APLICADOS DURANTE O ANO DE 2018 NA CIDADE DE ARAIOSES-MA. OS RESULTADOS CORROBORAM O CARÁTER MULTIFACETADO E COMPLEXO DO FENÔMENO DA EVASÃO, MAS TAMBÉM APONTA PARA FATORES SOCIAIS QUE PODERIAM SER SOLUCIONADOS COM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS MAIS EFETIVAS DE PROMOÇÃO ÀS CONDIÇÕES DE ACESSO À ESCOLARIZAÇÃO DE REGIÕES DISTANTES DA SEDE DA CIDADE PESQUISADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR, ENSINO TÉCNICO, ARAIOSES-MA, ENSINO MÉDIO INTEGRADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID1331_02092019183839.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIO DE SOUSA SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO"
    "autor_email" => "farcosousa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- IFMA/CAMPUS ARAIOSES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EVASÃO ESCOLAR PARECE SE CONSTITUIR EM UMA PROBLEMÁTICA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA QUE ATRAVESSA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. ESTE ARTIGO ANALISA OS FATORES DA EVASÃO APONTADOS POR ESTUDANTES QUE ABANDONARAM OS CURSOS TÉCNICOS OFERECIDOS PELO CAMPUS ARAIOSES/IFMA EM 2018. A DISCUSSÃO PRESENTE NESTE TRABALHO ARTICULA ALGUMAS PESQUISAS NACIONAIS E AS ANÁLISES DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS APLICADOS DURANTE O ANO DE 2018 NA CIDADE DE ARAIOSES-MA. OS RESULTADOS CORROBORAM O CARÁTER MULTIFACETADO E COMPLEXO DO FENÔMENO DA EVASÃO, MAS TAMBÉM APONTA PARA FATORES SOCIAIS QUE PODERIAM SER SOLUCIONADOS COM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS MAIS EFETIVAS DE PROMOÇÃO ÀS CONDIÇÕES DE ACESSO À ESCOLARIZAÇÃO DE REGIÕES DISTANTES DA SEDE DA CIDADE PESQUISADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.