ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR QUESTÕES ACERCA DOS DESAFIOS, POSSIBILIDADES E USOS DA FOTOGRAFIA NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A AMPLIAÇÃO DOS TIPOS E USOS DE FONTES NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NOS PERMITE INVESTIGAR DIVERSOS ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DA TRAJETÓRIA DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES E, SOBRE ESTE PARTICULAR, DESTACAMOS O USO DAS FOTOGRAFIAS PARA A COMPREENSÃO DE ASPECTOS NÃO SUPORTADOS OU REPRESENTADOS POR MEIO DOS OUTROS DOCUMENTOS PRODUZIDOS NO ESPAÇO DA ESCOLA. NO ACERVO DOCUMENTAL DO EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS (1927), ASSÚ/RN, ENCONTRAMOS DIVERSAS IMAGENS QUE RETRATAM DESDE MOMENTOS DOS COTIDIANOS ESCOLARES, ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS FÍSICOS, ATÉ AS GRANDES FESTIVIDADES E MOMENTOS SOLENES QUE FAZEM PARTE DAS MEMÓRIAS DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. NOS DEBRUÇAMOS SOBRE TAIS DOCUMENTOS COM O AUXÍLIO DAS DISCUSSÕES DE ALMADA (2014), BACELLAR (2008) E JOLY (1996), CHARTIER (2003) E CASTILLO GÓMEZ (2006) QUE VERSAM SOBRE O TRABALHO COM CULTURA ESCRITA, MATERIAL E ANÁLISE DAS IMAGENS, COM O INTUITO DE APROFUNDAR AS DISCUSSÕES ACERCA DO TEMA E CONTRIBUIR PARA A HISTORIOGRAFIA NORTE-RIO-GRANDENSE.