ALMEIDA, Graziela Brito De et al.. Tecnologias digitais e coordenação pedagógica. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62695>. Acesso em: 22/11/2024 09:05
ESTE ESTUDO TEM INTENÇÃO DE REFLETIR A PERSPECTIVA DA TECNOLOGIA EM USO NA ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM QUE O CONHECIMENTO DA TECNOLOGIA E SEU USO NA COORDENAÇÃO SE CONECTEM NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER. COMPREENDEMOS QUE AO SE TRATAR DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO É SIGNIFICATIVA À BUSCA DE RESULTADOS ESPERADOS DIANTE DO USO DELAS PELAS PESSOAS. APESAR DAS DIFICULDADES AINDA SURGIDAS EM MEIO À APROPRIAÇÃO E MANEJO DESTES RECURSOS É POSSÍVEL À OBSERVAÇÃO QUANTO À INSERÇÃO E FACILITAÇÃO QUE PODEM TRAZER FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE VIDA, SEJA ESTA, SOCIAL, EDUCACIONAL, POLÍTICA E CULTURAL COM O USO DAS TICS. NOSSAS REFLEXÕES FORAM APOIADAS NOS ESTUDOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NA MEDIDA EM QUE BUSCAMOS ANALISAR, DOCUMENTOS DE DOMÍNIO CIENTÍFICO TAIS COMO LIVROS, PERIÓDICOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS, ESPECIFICAMENTE OS QUE ABORDAM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO QUE SE APRESENTAM COMO FERRAMENTAS ESSENCIAIS NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM, SEJAM ELAS, NO ACESSO A PROFISSIONALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO, QUANTO AOS NOVOS RECURSOS E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DISPONÍVEIS. CONSIDERAMOS QUE O USO DAS TECNOLOGIAS NA AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA CONTRIBUI PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E PROFESSORES NA ERA DIGITAL E FORTALECE A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO PROFISSIONAL.