EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60100 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2087 "inscrito_id" => 7043 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA?" "resumo" => "DESDE SUA INSTITUIÇÃO ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO, A EDUCAÇÃO FÍSICA, NO BRASIL, PASSOU POR TRANSFORMAÇÕES QUE DIFICULTARAM A SUA IDENTIDADE CURRICULAR; FICA EVIDENCIADO AO APARECER COMO INTEGRANTE DA ÁREA DA LINGUAGEM NA BNCC (2015). NOSSO PROBLEMA DE PESQUISA É REFLETIR SOBRE A FUNÇÃO DA EF, ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR, NA FORMAÇÃO DO SUJEITO, POR ACREDITAR QUE, DANDO ÊNFASE À EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESSA DISCIPLINA TERIA UM NOVO ESPAÇO NA ESCOLA. PESQUISA QUALITATIVA EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO É CONHECER A EF COMO COMPONENTE CURRICULAR E CONGREGAR OS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, TEM COMO PARTICIPANTES DA INVESTIGAÇÃO 22 DOCENTES DE EF ORIUNDOS DE 15 ESCOLAS DE BARRA DO GARÇASMT; CUJOS INSTRUMENTOS SERÃO: QUESTIONÁRIO SÓCIO PROFISSIONAL E DE GRUPOS FOCAIS; A ANÁLISE DOCUMENTAL DA PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE EF DE UM CAMPI DA UFMT, DE PLANOS DE ENSINO E PLANEJAMENTOS PESSOAIS; REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TIPO SISTEMÁTICA SOBRE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS BRASILEIRAS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS; E OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ALGUNS DOS PARTICIPANTES. ESPERA-SE QUE ESSES EDUCADORES APONTEM AS POSSÍVEIS CARÊNCIAS NA GRADUAÇÃO E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E TALVEZ A NECESSIDADE DE UMA CAPACITAÇÃO CONTINUADA COM FOCO EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE, O QUE DARIA UMA NOVA PERSPECTIVA À EF ENQUANTO ÁREA DE ENSINO. COMO RESULTADO PRETENDE-SE CONSTRUIR SUGESTÕES DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE CONTEMPLE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E NOVOS CONTEÚDOS, COM ÊNFASE EM SAÚDE, DE FORMA QUE A ÁREA CONTRIBUA MAIS EFETIVAMENTE NA FORMAÇÃO DO SUJEITO" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7043_15082019160949.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISIANE MEDIANEIRA MORO TOLIO" "autor_nome_curto" => "ELISIANE TOLIO" "autor_email" => "elisiane.tolio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60100 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2087 "inscrito_id" => 7043 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA?" "resumo" => "DESDE SUA INSTITUIÇÃO ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO, A EDUCAÇÃO FÍSICA, NO BRASIL, PASSOU POR TRANSFORMAÇÕES QUE DIFICULTARAM A SUA IDENTIDADE CURRICULAR; FICA EVIDENCIADO AO APARECER COMO INTEGRANTE DA ÁREA DA LINGUAGEM NA BNCC (2015). NOSSO PROBLEMA DE PESQUISA É REFLETIR SOBRE A FUNÇÃO DA EF, ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR, NA FORMAÇÃO DO SUJEITO, POR ACREDITAR QUE, DANDO ÊNFASE À EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESSA DISCIPLINA TERIA UM NOVO ESPAÇO NA ESCOLA. PESQUISA QUALITATIVA EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO É CONHECER A EF COMO COMPONENTE CURRICULAR E CONGREGAR OS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, TEM COMO PARTICIPANTES DA INVESTIGAÇÃO 22 DOCENTES DE EF ORIUNDOS DE 15 ESCOLAS DE BARRA DO GARÇASMT; CUJOS INSTRUMENTOS SERÃO: QUESTIONÁRIO SÓCIO PROFISSIONAL E DE GRUPOS FOCAIS; A ANÁLISE DOCUMENTAL DA PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE EF DE UM CAMPI DA UFMT, DE PLANOS DE ENSINO E PLANEJAMENTOS PESSOAIS; REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TIPO SISTEMÁTICA SOBRE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS BRASILEIRAS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS; E OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ALGUNS DOS PARTICIPANTES. ESPERA-SE QUE ESSES EDUCADORES APONTEM AS POSSÍVEIS CARÊNCIAS NA GRADUAÇÃO E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E TALVEZ A NECESSIDADE DE UMA CAPACITAÇÃO CONTINUADA COM FOCO EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE, O QUE DARIA UMA NOVA PERSPECTIVA À EF ENQUANTO ÁREA DE ENSINO. COMO RESULTADO PRETENDE-SE CONSTRUIR SUGESTÕES DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE CONTEMPLE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E NOVOS CONTEÚDOS, COM ÊNFASE EM SAÚDE, DE FORMA QUE A ÁREA CONTRIBUA MAIS EFETIVAMENTE NA FORMAÇÃO DO SUJEITO" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID7043_15082019160949.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISIANE MEDIANEIRA MORO TOLIO" "autor_nome_curto" => "ELISIANE TOLIO" "autor_email" => "elisiane.tolio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }