ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA REALIZADA NO HOSPITAL REGIONAL DE CAMETÁ – PA, ONDE SE OBSERVOU A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ADOTADO CONTOU COM O CONTATO DIRETO DOS PESQUISADORES COM O SUJEITO PESQUISADO, ALÉM DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E CONVERSAS COM OS PACIENTES EM INTERNAÇÃO. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI CONHECER COMO O PEDAGOGO DESENVOLVE SEU TRABALHO NO REFERIDO HOSPITAL BUSCANDO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DESTE PROFISSIONAL EM UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR, COMO RESULTADOS OBTIDOS APÓS A PESQUISA TEVE-SE A CONSTATAÇÃO DE COMO ACONTECE O TRABALHO PEDAGÓGICO NO HOSPITAL, QUAIS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS, SUAS AÇÕES NA PEDIATRIA E AS CRÍTICAS E DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFISSIONAL PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO. O SUPORTE TEÓRICO DA PESQUISA, CONTOU COM TEXTOS DE AUTORES COMO BRANDÃO (1981), LIBÂNEO (2012), MATOS (2009), SILVA (2014), ENTRE OUTROS, QUE DISCUTEM SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO, A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E A PEDAGOGIA HOSPITALAR ALÉM DA IMPORTÂNCIA DESSE PROFISSIONAL NO AMBIENTE HOSPITALAR. CHEGOU-SE À CONCLUSÃO DE QUE SE TRATA DE UMA ATUAÇÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA NO AMBIENTE HOSPITALAR, POIS AJUDA NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DO LOCAL E A MANTER O PROCESSO EDUCATIVO DOS SUJEITOS, MAS APÓS A ENTREVISTA, CONVERSAS E OBSERVAÇÕES FORAM CONSTATADAS DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, POIS O PEDAGOGO FAZ UMA SÉRIE DE CRÍTICAS À FALTA DE ESTRUTURA E DE RECURSOS PARA DESEMPENHAR SEU TRABALHO E PARA O SEU MELHORAMENTO, SUGERE ALGUMAS MUDANÇAS A SEREM FEITAS.