AS MUDANÇAS SOCIAIS SOLICITAM QUE O HOMEM, NA SUA RELAÇÃO COM O SEU PRÓXIMO E O SEU TRABALHO, SEJA CAPAZ DE REALIZAR LEITURAS INTERATIVAS E ISTO É POSSÍVEL MEDIANTE UMA ALFABETIZAÇÃO QUE O PREPARE PARA TAL ÊXITO. EM VIRTUDE DESSE APELO SOCIAL GLOBALIZADO UM NÚMERO ELEVADO DE PESSOAS, JOVENS E ADULTOS, TEM RETOMADO AS SALAS DE AULA EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO QUE LHES POSSIBILITEM O LETRAMENTO E A AQUISIÇÃO DE NOVOS SABERES. O PRESENTE ARTIGO BUSCA ATRAVÉS DE SEU OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR ÀS POSSÍVEIS CAUSAS DA PROBLEMÁTICA DA EVASÃO ESCOLAR ÀS SALAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). NESSE SENTIDO, O MESMO TEM COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, ELABORAR UM PLANO DE AÇÃO QUE POSSA SER EXECUTADO A CONTENTO, ADEQUANDO CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E TAREFAS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DOS ALUNOS; DESENVOLVER ATIVIDADES QUE MOBILIZEM OS ALUNOS DA EJA PARA ORGANIZAR EVENTOS CULTURAIS, PROMOVENDO A SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DA MOTIVAÇÃO; REFLETIR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES E SOBRE A PRÓPRIA VIDA DOS ALUNOS, NESSE SENTIDO A METODOLOGIA PROPOSTA PARA TAL É DE CUNHO EXCLUSIVAMENTE BIBLIOGRÁFICO, EMBASADO EM AUTORES CONTEMPORÂNEOS QUE TRATAM DA TEMÁTICA A EXEMPLO DO FREIRE (2008), PAIVA (2008) E BEISEGEL (2003), CONTA AINDA COM PESQUISAS EM SITES DA INTERNET E REVISTAS ESPECIALIZADAS QUE TRATAM DA TEMÁTICA DA EVASÃO NAS SALAS DA EJA.