Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOIS IRMÃOS E A POTÊNCIA DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA PARA A FORMAÇÃO LEITORA

Palavra-chaves: CRÍTICA LITERÁRIA, DOIS IRMÃOS, FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO, LITERATURA CONTEMPORÂNEA, LITERATURA CONTEMPORÂNEA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59983
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1884
    "inscrito_id" => 522
    "titulo" => "DOIS IRMÃOS E A POTÊNCIA DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA PARA A FORMAÇÃO LEITORA"
    "resumo" => "O TRABALHO QUE ORA APRESENTAMOS, FRUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS ACERCA DAS PRÁTICAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA, TEM COMO OBJETIVO TRAZER À TONA MODOS DE MEDIAR O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, EM SALA DE AULA, A FIM DE QUE SE CHEGUE À FORMAÇÃO EFETIVA DO LEITOR DE LITERÁRIO. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, ESTE TRABALHO ORGANIZA-SE DE MODO A LANÇAR OLHARES À PRODUÇÃO LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA, A PARTIR DA OBRA “DOIS IRMÃOS”, DE MILTON HATOUM (2000), ESTABELECENDO – PARA ALÉM DE APRECIAÇÕES CRÍTICAS ACERCA DO TEXTO, BEM COMO DESTAQUE AOS CONFLITOS NARRATIVOS QUE PODEM SER TRATADOS DE MANEIRA TRANSVERSAL EM SALA DE AULA –, A SOCIALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, COM ÊNFASE NOS SABERES CONCERNENTES AO TRABALHO COM A LITERATURA CONTEMPORÂNEA. PARA MELHOR FUNDAMENTAR O ESTUDO REALIZADO, BUSCAMOS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA CONCEITUAR NOÇÕES DO CONTEMPORÂNEO EM LITERATURA (CF. AGAMBEN, G. 2009), ALÉM DE APRESENTARMOS REFLEXÕES CONSOANTES À PROPOSTA DESTA PESQUISA: FORMAR O LEITOR CRÍTICO-REFLEXIVO, CAPAZ DE FRUIR NO TEXTO LITERÁRIO (CF. TODOROV, T. 2009; PERRONE-MOISÉS, L. 2008). LOGO, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO O ESTUDO REALIZADO EM DOIS VIESES METODOLÓGICO: NA MEDIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO, NA PERCEPÇÃO DE COMO OS PROFESSORES REALIZAM ESSA MEDIAÇÃO –, APONTAMOS PARA A URGÊNCIA DO TRATO DESTE TEMA, UMA VEZ QUE, COMO RESULTADO PRINCIPAL, DESTACA-SE A AUSÊNCIA DO TEXTO LITERÁRIO, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, AGRAVANDO-SE, QUANDO SE TRATA DO TEXTO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CRÍTICA LITERÁRIA, DOIS IRMÃOS, FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO, LITERATURA CONTEMPORÂNEA, LITERATURA CONTEMPORÂNEA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID522_15082019090507.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ALVES DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA DE CÁSSIA"
    "autor_email" => "rita.alves.lima@outlook.c"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59983
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1884
    "inscrito_id" => 522
    "titulo" => "DOIS IRMÃOS E A POTÊNCIA DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA PARA A FORMAÇÃO LEITORA"
    "resumo" => "O TRABALHO QUE ORA APRESENTAMOS, FRUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS ACERCA DAS PRÁTICAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA, TEM COMO OBJETIVO TRAZER À TONA MODOS DE MEDIAR O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, EM SALA DE AULA, A FIM DE QUE SE CHEGUE À FORMAÇÃO EFETIVA DO LEITOR DE LITERÁRIO. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, ESTE TRABALHO ORGANIZA-SE DE MODO A LANÇAR OLHARES À PRODUÇÃO LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA, A PARTIR DA OBRA “DOIS IRMÃOS”, DE MILTON HATOUM (2000), ESTABELECENDO – PARA ALÉM DE APRECIAÇÕES CRÍTICAS ACERCA DO TEXTO, BEM COMO DESTAQUE AOS CONFLITOS NARRATIVOS QUE PODEM SER TRATADOS DE MANEIRA TRANSVERSAL EM SALA DE AULA –, A SOCIALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, COM ÊNFASE NOS SABERES CONCERNENTES AO TRABALHO COM A LITERATURA CONTEMPORÂNEA. PARA MELHOR FUNDAMENTAR O ESTUDO REALIZADO, BUSCAMOS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA CONCEITUAR NOÇÕES DO CONTEMPORÂNEO EM LITERATURA (CF. AGAMBEN, G. 2009), ALÉM DE APRESENTARMOS REFLEXÕES CONSOANTES À PROPOSTA DESTA PESQUISA: FORMAR O LEITOR CRÍTICO-REFLEXIVO, CAPAZ DE FRUIR NO TEXTO LITERÁRIO (CF. TODOROV, T. 2009; PERRONE-MOISÉS, L. 2008). LOGO, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO O ESTUDO REALIZADO EM DOIS VIESES METODOLÓGICO: NA MEDIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO, NA PERCEPÇÃO DE COMO OS PROFESSORES REALIZAM ESSA MEDIAÇÃO –, APONTAMOS PARA A URGÊNCIA DO TRATO DESTE TEMA, UMA VEZ QUE, COMO RESULTADO PRINCIPAL, DESTACA-SE A AUSÊNCIA DO TEXTO LITERÁRIO, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, AGRAVANDO-SE, QUANDO SE TRATA DO TEXTO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CRÍTICA LITERÁRIA, DOIS IRMÃOS, FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO, LITERATURA CONTEMPORÂNEA, LITERATURA CONTEMPORÂNEA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID522_15082019090507.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ALVES DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RITA DE CÁSSIA"
    "autor_email" => "rita.alves.lima@outlook.c"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRABALHO QUE ORA APRESENTAMOS, FRUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS ACERCA DAS PRÁTICAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA, TEM COMO OBJETIVO TRAZER À TONA MODOS DE MEDIAR O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, EM SALA DE AULA, A FIM DE QUE SE CHEGUE À FORMAÇÃO EFETIVA DO LEITOR DE LITERÁRIO. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, ESTE TRABALHO ORGANIZA-SE DE MODO A LANÇAR OLHARES À PRODUÇÃO LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA, A PARTIR DA OBRA “DOIS IRMÃOS”, DE MILTON HATOUM (2000), ESTABELECENDO – PARA ALÉM DE APRECIAÇÕES CRÍTICAS ACERCA DO TEXTO, BEM COMO DESTAQUE AOS CONFLITOS NARRATIVOS QUE PODEM SER TRATADOS DE MANEIRA TRANSVERSAL EM SALA DE AULA –, A SOCIALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, COM ÊNFASE NOS SABERES CONCERNENTES AO TRABALHO COM A LITERATURA CONTEMPORÂNEA. PARA MELHOR FUNDAMENTAR O ESTUDO REALIZADO, BUSCAMOS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA CONCEITUAR NOÇÕES DO CONTEMPORÂNEO EM LITERATURA (CF. AGAMBEN, G. 2009), ALÉM DE APRESENTARMOS REFLEXÕES CONSOANTES À PROPOSTA DESTA PESQUISA: FORMAR O LEITOR CRÍTICO-REFLEXIVO, CAPAZ DE FRUIR NO TEXTO LITERÁRIO (CF. TODOROV, T. 2009; PERRONE-MOISÉS, L. 2008). LOGO, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO O ESTUDO REALIZADO EM DOIS VIESES METODOLÓGICO: NA MEDIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO, NA PERCEPÇÃO DE COMO OS PROFESSORES REALIZAM ESSA MEDIAÇÃO –, APONTAMOS PARA A URGÊNCIA DO TRATO DESTE TEMA, UMA VEZ QUE, COMO RESULTADO PRINCIPAL, DESTACA-SE A AUSÊNCIA DO TEXTO LITERÁRIO, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, AGRAVANDO-SE, QUANDO SE TRATA DO TEXTO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.