ESSA PRODUÇÃO DISCURSIVA APRESENTA A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS COMO ATIVIDADE GERADORA DE CONFLITOS E DE APRENDIZAGENS, NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. SENDO RESULTANTE DE IDEIAS E INQUIETAÇÕES QUE SURGIRAM APÓS O CONTATO COM DISCIPLINAS INTITULADAS: SABERES E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E LÍNGUA E LITERATURA, COMPONENTES CURRICULARES, RESPECTIVAMENTE, DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE: ALAGOAS (UFAL) E PARAÍBA (UFPB). TEMOS COMO OBJETIVO COLOCAR A LITERATURA INFANTIL COMO NECESSÁRIA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E OUVINTES CRÍTICOS E CRIATIVOS, O ESTUDO FOI FUNDAMENTADO NA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS COM TEXTOS LITERÁRIOS, DESENVOLVIDOS, DURANTES O ANO DE 2018 EM PRÉ-ESCOLAS PÚBLICAS, LOCALIZADAS EM BAIRROS PERIFÉRICOS DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, CAPITAL ALAGOANA, COM CRIANÇAS DE FAIXA ETÁRIA CORRESPONDENTE A 4 E 5 ANOS. E TEM COMO APORTE TEÓRICO: GALVÃO (2004), VYGOTSKY (1984), BRANDÃO E ROSA (2011), SILVA E CRAVEIRO (2014) E BENJAMIN (1994). ALÉM DE DOCUMENTOS COMO: LEI 9394/96 E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. TODOS PREOCUPADOS, DIRETA OU INDIRETAMENTE COM A FORMAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E COM A RELEVÂNCIA DA LITERATURA, ENQUANTO PROMOTORA DE REFLEXÕES SIGNIFICATIVAS PARA A AMPLIAÇÃO DO OLHAR QUE SE DIRECIONA AO MUNDO.