IRINEU, Marília Forte et al.. Dislexia: um olhar além das dificuldades.. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59953>. Acesso em: 05/11/2024 07:22
O PRESENTE ARTIGO, INTITULADO - DISLEXIA: UM OLHAR ALÉM DAS DIFICULDADES – TEM COMO OBJETIVO LEVAR AO CONHECIMENTO, DE PAIS, PROFESSORES E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS E A NATUREZA DA DISLEXIA, CONTRIBUINDO PARA UM DESPERTAR DE UM OLHAR ALÉM DAS DIFICULDADES, DESTACANDO QUE O DISLÉXICO É CAPAZ DE APRENDER E SER BEM SUCEDIDO. ESSA FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE OS SINAIS DA DISLEXIA, SEU DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO, JUSTIFICA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE NATUREZA QUALITATIVA, BASEADA EM DIFERENTES AUTORES. A DISLEXIA NÃO É UMA DOENÇA, É UM DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM DE ORIGEM NEUROLÓGICO, RELACIONADA PRINCIPALMENTE A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA, INDEPENDE DE CAUSAS EMOCIONAIS, INTELECTUAIS OU DO CONTEXTO NO QUAL O DISLÉXICO ESTÁ INSERIDO. OS SINAIS DA DISLEXIA TORNAMSE EVIDENTES NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, MAS ALGUNS SINAIS JÁ PODEM SER NOTADOS EM FASES ANTERIORES. PODE ACOMPANHAR OUTROS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM COMO A DISORTOGRAFIA, A DISGRAFIA, A DISCALCULIA E TAMBÉM O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. A PESQUISA MOSTRA OS TIPOS DE DISLEXIA E OS SINAIS DO DISTÚRBIO, COMO A FAMÍLIA E A ESCOLA PODEM ESTAR CONTRIBUINDO PARA A O SUCESSO DE CRIANÇAS DISLÉXICAS, QUE TEM LIMITAÇÕES, MAS TAMBÉM POTENCIALIDADES. DESTACA TAMBÉM A IMPORTÂNCIA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DA DISLEXIA.