Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO TÁTIL TRIDIMENSIONAL INCLUSIVO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E NORMOVISUAIS COMO RECURSO LÚDICO DE COMPREENSÃO DA TABELA PERIÓDICA

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, MATERIAL TRIDIMENSIONAL, TABELA PERIÓDICA, TABELA PERIÓDICA Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60880
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2658
    "inscrito_id" => 5137
    "titulo" => "JOGO TÁTIL TRIDIMENSIONAL INCLUSIVO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E NORMOVISUAIS COMO RECURSO LÚDICO DE COMPREENSÃO DA TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESPERTAR O INTERESSE E FACILITAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS, DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO LOCALIZADA EM FORTALEZA, ACERCA DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA UTILIZANDO UM RECURSO LÚDICO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM JOGO DIDÁTICO DE LOCALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS REPRESENTATIVOS, QUE CONSISTE EM IDENTIFICAR O PERÍODO E A FAMÍLIA DOS MESMOS. VALE RESSALTAR QUE O MATERIAL É INCLUSIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. O JOGO É COMPOSTO POR 88 CARTAS, SENDO 44 PARA VIDENTES E 44 PARA CEGOS, QUE CORRESPONDEM AOS ELEMENTOS, E CADA UMA CONTÉM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES AMPLIADAS OU EM BRAILE: SÍMBOLO, NÚMERO ATÔMICO, DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA COM CERNE E UM PAINEL. A APLICAÇÃO DO JOGO FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS: (A) UMA ATIVIDADE LÚDICA EM SALA, APÓS MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO PARA OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. POSTERIORMENTE, OS ALUNOS RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DO MATERIAL; (B) EM UMA FEIRA DE CIÊNCIAS ABERTA PARA TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA, ONDE ALUNOS CEGOS PARTICIPARAM E FORAM ENTREVISTADOS APÓS CONCLUSÃO DA ATIVIDADE. ESTE JOGO, COMO ATIVIDADE DIFERENCIADA, FEZ COM QUE OS ALUNOS COMPREENDESSEM COM FACILIDADE O ASSUNTO TRABALHADO, DESMISTIFICANDO A TABELA PERIÓDICA. A APLICAÇÃO DO MATERIAL COM ALUNOS CEGOS FOI MUITO POSITIVA, POIS ELES COMPREENDERAM O OBJETIVO DO JOGO E TIVERAM SUCESSO NA LOCALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS NESTE ESTUDO, CONCLUI-SE QUE METODOLOGIAS LÚDICAS POSSUEM UMA BOA RESPOSTA DOS ALUNOS, AO PASSO QUE OS ESTUDANTES AVALIARAM O JOGO COMO UMA MANEIRA EFICAZ DE APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, MATERIAL TRIDIMENSIONAL, TABELA PERIÓDICA, TABELA PERIÓDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID5137_26082019111319.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA INGRID DE OLIVEIRA DAMASCENO"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA DAMASCENO"
    "autor_email" => "rohdamasceno8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60880
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2658
    "inscrito_id" => 5137
    "titulo" => "JOGO TÁTIL TRIDIMENSIONAL INCLUSIVO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E NORMOVISUAIS COMO RECURSO LÚDICO DE COMPREENSÃO DA TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESPERTAR O INTERESSE E FACILITAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS, DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO LOCALIZADA EM FORTALEZA, ACERCA DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA UTILIZANDO UM RECURSO LÚDICO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM JOGO DIDÁTICO DE LOCALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS REPRESENTATIVOS, QUE CONSISTE EM IDENTIFICAR O PERÍODO E A FAMÍLIA DOS MESMOS. VALE RESSALTAR QUE O MATERIAL É INCLUSIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. O JOGO É COMPOSTO POR 88 CARTAS, SENDO 44 PARA VIDENTES E 44 PARA CEGOS, QUE CORRESPONDEM AOS ELEMENTOS, E CADA UMA CONTÉM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES AMPLIADAS OU EM BRAILE: SÍMBOLO, NÚMERO ATÔMICO, DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA COM CERNE E UM PAINEL. A APLICAÇÃO DO JOGO FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS: (A) UMA ATIVIDADE LÚDICA EM SALA, APÓS MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO PARA OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. POSTERIORMENTE, OS ALUNOS RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DO MATERIAL; (B) EM UMA FEIRA DE CIÊNCIAS ABERTA PARA TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA, ONDE ALUNOS CEGOS PARTICIPARAM E FORAM ENTREVISTADOS APÓS CONCLUSÃO DA ATIVIDADE. ESTE JOGO, COMO ATIVIDADE DIFERENCIADA, FEZ COM QUE OS ALUNOS COMPREENDESSEM COM FACILIDADE O ASSUNTO TRABALHADO, DESMISTIFICANDO A TABELA PERIÓDICA. A APLICAÇÃO DO MATERIAL COM ALUNOS CEGOS FOI MUITO POSITIVA, POIS ELES COMPREENDERAM O OBJETIVO DO JOGO E TIVERAM SUCESSO NA LOCALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS NESTE ESTUDO, CONCLUI-SE QUE METODOLOGIAS LÚDICAS POSSUEM UMA BOA RESPOSTA DOS ALUNOS, AO PASSO QUE OS ESTUDANTES AVALIARAM O JOGO COMO UMA MANEIRA EFICAZ DE APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, MATERIAL TRIDIMENSIONAL, TABELA PERIÓDICA, TABELA PERIÓDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID5137_26082019111319.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA INGRID DE OLIVEIRA DAMASCENO"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA DAMASCENO"
    "autor_email" => "rohdamasceno8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESPERTAR O INTERESSE E FACILITAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS, DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO LOCALIZADA EM FORTALEZA, ACERCA DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA UTILIZANDO UM RECURSO LÚDICO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM JOGO DIDÁTICO DE LOCALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS REPRESENTATIVOS, QUE CONSISTE EM IDENTIFICAR O PERÍODO E A FAMÍLIA DOS MESMOS. VALE RESSALTAR QUE O MATERIAL É INCLUSIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. O JOGO É COMPOSTO POR 88 CARTAS, SENDO 44 PARA VIDENTES E 44 PARA CEGOS, QUE CORRESPONDEM AOS ELEMENTOS, E CADA UMA CONTÉM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES AMPLIADAS OU EM BRAILE: SÍMBOLO, NÚMERO ATÔMICO, DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA COM CERNE E UM PAINEL. A APLICAÇÃO DO JOGO FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS: (A) UMA ATIVIDADE LÚDICA EM SALA, APÓS MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO PARA OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. POSTERIORMENTE, OS ALUNOS RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DO MATERIAL; (B) EM UMA FEIRA DE CIÊNCIAS ABERTA PARA TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA, ONDE ALUNOS CEGOS PARTICIPARAM E FORAM ENTREVISTADOS APÓS CONCLUSÃO DA ATIVIDADE. ESTE JOGO, COMO ATIVIDADE DIFERENCIADA, FEZ COM QUE OS ALUNOS COMPREENDESSEM COM FACILIDADE O ASSUNTO TRABALHADO, DESMISTIFICANDO A TABELA PERIÓDICA. A APLICAÇÃO DO MATERIAL COM ALUNOS CEGOS FOI MUITO POSITIVA, POIS ELES COMPREENDERAM O OBJETIVO DO JOGO E TIVERAM SUCESSO NA LOCALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS NESTE ESTUDO, CONCLUI-SE QUE METODOLOGIAS LÚDICAS POSSUEM UMA BOA RESPOSTA DOS ALUNOS, AO PASSO QUE OS ESTUDANTES AVALIARAM O JOGO COMO UMA MANEIRA EFICAZ DE APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.