ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESPERTAR O INTERESSE E FACILITAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS, DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO LOCALIZADA EM FORTALEZA, ACERCA DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA UTILIZANDO UM RECURSO LÚDICO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM JOGO DIDÁTICO DE LOCALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS REPRESENTATIVOS, QUE CONSISTE EM IDENTIFICAR O PERÍODO E A FAMÍLIA DOS MESMOS. VALE RESSALTAR QUE O MATERIAL É INCLUSIVO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. O JOGO É COMPOSTO POR 88 CARTAS, SENDO 44 PARA VIDENTES E 44 PARA CEGOS, QUE CORRESPONDEM AOS ELEMENTOS, E CADA UMA CONTÉM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES AMPLIADAS OU EM BRAILE: SÍMBOLO, NÚMERO ATÔMICO, DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA COM CERNE E UM PAINEL. A APLICAÇÃO DO JOGO FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS: (A) UMA ATIVIDADE LÚDICA EM SALA, APÓS MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO PARA OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. POSTERIORMENTE, OS ALUNOS RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DO MATERIAL; (B) EM UMA FEIRA DE CIÊNCIAS ABERTA PARA TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA, ONDE ALUNOS CEGOS PARTICIPARAM E FORAM ENTREVISTADOS APÓS CONCLUSÃO DA ATIVIDADE. ESTE JOGO, COMO ATIVIDADE DIFERENCIADA, FEZ COM QUE OS ALUNOS COMPREENDESSEM COM FACILIDADE O ASSUNTO TRABALHADO, DESMISTIFICANDO A TABELA PERIÓDICA. A APLICAÇÃO DO MATERIAL COM ALUNOS CEGOS FOI MUITO POSITIVA, POIS ELES COMPREENDERAM O OBJETIVO DO JOGO E TIVERAM SUCESSO NA LOCALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS NESTE ESTUDO, CONCLUI-SE QUE METODOLOGIAS LÚDICAS POSSUEM UMA BOA RESPOSTA DOS ALUNOS, AO PASSO QUE OS ESTUDANTES AVALIARAM O JOGO COMO UMA MANEIRA EFICAZ DE APRENDIZAGEM.