NOS DIAS DE HOJE TÊM-SE UMA GRANDE DIFICULDADE QUANDO SE TRATA DO ENSINO DE QUÍMICA E É IMPORTANTE PERCEBER COMO DOCENTE QUE A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA QUE ESTÁ TOTALMENTE PRESENTE NO DIA A DIA, PODENDO POSSIBILITAR ENTÃO UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, MOTIVANDO-OS A BUSCAR RAZÕES E EXPLICAÇÕES PARA OS FENÔMENOS QUE ACONTECEM À SUA VOLTA, PODENDO ESSES FENÔMENOS SEREM EXPLICADOS DE FORMA PRÁTICA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DURANTE AS AULAS.NA MAIORIA DAS VEZES A EXPERIMENTAÇÃO É BASTANTE POSITIVA PARA DOCENTES, POIS A MAIORIA ACREDITA QUE A AULA EXPERIMENTAL SEMPRE DESPERTA O INTERESSE DO ESTUDANTE DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA , E SE MOSTRA UMA FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM , TODAVIA APESAR DE SER TÃO DISCUTIDO É MUITO POUCO POSTO EM PRÁTICA , E MESMO NOS DIAS DE HOJE A ABORDAGEM TRADICIONAL AINDA PREDOMINA, DEIXANDO DE LADO A IMPORTÂNCIA DE SE REALIZAR AULAS EXPERIMENTAIS, OU SEJA A MAIORIA CONHECE PORÉM POUCOS UTILIZAM, E O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI UNIR A COMPREENSÃO E O APRENDIZADO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE AULAS DE CARÁTER TEÓRICO E EXPERIMENTAL DE FORMA CONTEXTUALIZADA PARA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO , COM UMA TURMA DE 1º ANO, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS ESTABELECER CONEXÕES COM O SEU COTIDIANO, O PERCURSO METODOLÓGICO FOI REALIZADO EM 3 ETAPAS E APÓS AS AULAS REALIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA QUE A EXPERIMENTAÇÃO MOSTRA TER NO ENSINO DE QUÍMICA E QUE QUANDO CONJUNTA A UMA AULA CONTEXTUALIZADA PODE FACILITAR NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE