OS DIREITOS HUMANOS SÃO AQUELES DIREITOS QUE ASSEGURAM AS PESSOAS, CONSIDERADOS NATURAIS E FUNDAMENTAIS PARA QUE OCORRA UMA CONVIVÊNCIA EQUILIBRADA ENTRE OS SERES HUMANOS. ESTE ARTIGO TEM POR INTUITO REFLETIR ACERCA DOS DESAFIOS E DAS POSSIBILIDADES DE SE PÔR EM PRÁTICA UMA EDUCAÇÃO VOLTADA EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS, ABORDANDO QUESTÕES COMO A INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO E O BULLYING NAS ESCOLAS E COMO ESTE É REFLETIDO NA SOCIEDADE. CONTUDO, UMA EDUCAÇÃO ORIENTADA PARA OS DH AINDA NÃO SE FAZ PRESENTE NOS CURRÍCULOS BRASILEIROS, PORÉM MESMO QUE DE MANEIRA INFORMAL, SE FAZ NECESSÁRIO QUE TEMAS COMO DE IGUALDADE, LIBERDADE E DIGNIDADE HUMANA NÃO ESTEJAM APENAS INSCRITOS EM DOCUMENTOS, MAS QUE ESTES SEJAM TRABALHADOS E INTERNALIZADOS POR TODOS, PRINCIPALMENTE POR AQUELES QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELAS NOVAS GERAÇÕES. CONSISTE EM UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO REALIZADO NO DECORRER DA DISCIPLINA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL, OFERTADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB/CAMPUS I), NO PERÍODO DE FEVEREIRO A JUNHO DE 2019. CONCLUI-SE PORTANTO, QUE EDUCAR NESTA PERSPECTIVA É, PRIMORDIALMENTE, ESTAR DISPOSTO A OLHAR PARA O NOVO E PARA O OUTRO COM UM OLHAR DIFERENTE, OLHAR QUE NÃO RENEGUE, NÃO JULGUE, MAS QUE ACOLHA AQUELE OUTRO DIFERENTE DE NÓS QUE ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA.