Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIAS DE VIDA E EDUCAÇÃO – UMA PERSPECTIVA FORMADORA

Palavra-chaves: HISTÓRIAS DE VIDA, MÉTODO BIOGRÁFICO, EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A SUBJETIVIDADE HUMANA FOI, POR MUITO TEMPO NA HISTÓRIA, DESCONSIDERADA QUANDO A TÔNICA ERA O FAZER CIENTÍFICO. AS HISTÓRIAS DE VIDA NÃO REVELAVAM NADA ALÉM DE ACONTECIMENTOS, E ESTES, POR SUA VEZ, NÃO ERAM COMPREENDIDOS EM SUA AMPLITUDE, E ASSIM SENDO, ATRIBUIR UMA QUALIDADE EPISTEMOLÓGICA AO SUJEITO ENQUANTO UM SER QUE VIVE E PRODUZ CONHECIMENTO NÃO ERA POSSÍVEL, NÃO TINHA BASE E NEM RIGOR CIENTÍFICO. A PRESENTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SE MATERIALIZA NA TENTATIVA DE SUPERAR TAL VIÉS POSITIVISTA, OBJETIVANDO ELUCIDAR O MÉTODO BIOGRÁFICO COMO UMA PROPOSTA/ABORDAGEM QUE SUGERE PROCESSOS FECUNDOS DE FORMAÇÃO E, ESPECIFICAMENTE, IDENTIFICAR ELEMENTOS NO TRABALHO COM HISTÓRIAS DE VIDA QUE AUXILIEM NA COMPREENSÃO DO HOMEM COMO UM SUJEITO PLURAL E DE LIGAÇÕES VARIADAS COM O MUNDO. PARA FUNDAMENTAR O ESTUDO SERÃO APRESENTADOS COMO BASE EPISTEMOLÓGICA FREIRE (1967, 1996, 2001), PASSEGGI (2008A, 2008B), SOUZA (2008, 2011), NÓVOA (2007, 2008, 2010), NÓVOA & FINGER (2010), JOSSO (2010) QUE COMPÕEM UMA EQUIPE DE ESCRITORES TRANSGRESSORES. O EXERCÍCIO DE PESQUISA E TRABALHO DA TEMÁTICA EVIDENCIOU A DESCOBERTA E O APROFUNDAMENTO DE ALGUMAS QUESTÕES, DESTA FORMA, VERIFICA-SE QUE O MÉTODO BIOGRÁFICO, O TRABALHO DE ESTUDO E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA, INSTRUMENTALIZA O SUJEITO, PSICOSSOMÁTICO POR SUA VEZ, A PERCEBER-SE NO MUNDO COMO UM SUJEITO DIALÉTICO QUE COMPREENDE, INTERPRETA E TRANSFORMA SUA REALIDADE DE UMA MANEIRA MAIS CONSCIENTE, POR MEIO DE UM PROCESSO NARRATIVO QUE O FAZ AUTOR, CONDUTOR E TRANSFORMADOR DA SUA HISTÓRIA, A PARTIR DE UMA PRÁXIS DO DOMÍNIO DE SI PRÓPRIO.

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