ESTE TRABALHO APRESENTA A PESQUISA REALIZADA EM 2018/2019, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC), ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I EM PARINTINS, AM, COM INTUITO DE ANALISAR E DISCUTIR OS IMPACTOS QUE TAL POLÍTICA EDUCACIONAL TRAZ PARA EDUCAÇÃO DO CONTEXTO LOCAL, CONSIDERANDO OS CURRÍCULOS ESCOLARES, O PROCESSO DIDÁTICO-METODOLÓGICO DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES REFERENTE À ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS, BEM COMO A FORMAÇÃO DOCENTE. A ABORDAGEM QUALITATIVA QUE NORTEOU A PESQUISA CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA UM OLHAR INVESTIGATIVO E MAIS APROXIMADO DA REALIDADE OBSERVADA, POR MEIO DA PESQUISA DE CAMPO, ASSIM COMO O DESENVOLVIMENTO DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES, ANALISES DOCUMENTAIS E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS EMBASARAM-SE EM ARROYO (2011), LEITE (2003), SOARES (2016;2018), PINTO (2008), MARSIGLIA (2017), PUCCI (2018), RIBEIRO (2018), RIZZO (2005) E O DOCUMENTO DA BNCC (2017), TRAZENDO DEBATES REFERENTES AO CURRÍCULO ESCOLAR E A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. OS RESULTADOS REVELARAM FRAGILIDADES E INCOERÊNCIAS A RESPEITO DESSAS MUDANÇAS CURRICULARES PARA O CONTEXTO LOCAL, CONFIRMANDO A NECESSIDADE DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC, E COMPREENSÃO DAS MÚLTIPLAS INTENCIONALIDADES QUE ESTÃO POSTAS PARA A EDUCAÇÃO, ESPECIALMENTE NESTE ESTUDO, PARA AS CRIANÇAS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.