O ESPORTE REPRESENTA UM LUGAR SIMBÓLICO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, SOBRETUDO EM SEU ASPECTO COMPETITIVO, O QUAL VAI ALÉM DA DIMENSÃO FÍSICO/CORPORAL, MAS REMETE A DIVERSOS VALORES, SEJAM ELES ECONÔMICOS, SOCIAIS E/OU CULTURAIS. ATUALMENTE O ESPORTE É UM DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, PREVISTO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, O QUE ACENTUA A NECESSIDADE DE CONSIDERAR SUAS PARTICULARIDADES. DESSE MODO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER E ANALISAR QUESTÕES RELACIONADAS AO ESPORTE E DESIGUALDADES, A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL PRESIDENTE GEISEL NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE-CE. AS AULAS A SEREM INVESTIGADAS FORAM MINISTRADAS EM TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. TRATA-SE DE PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA AQUISIÇÃO DOS DADOS FORAM À OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, DIÁRIO DE CAMPO E FOTOGRAFIAS. DENTRE OS PRINCIPAIS ACHADOS IDENTIFICAMOS ALGUNS REVESES QUE MOBILIZAM O FENÔMENO ESPORTIVO NA ATUALIDADE, OS QUAIS ESTÃO ASSOCIADOS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAIS, SEXUALIDADE, DENTRE OUTROS. O ESPORTE ENQUANTO MANIFESTAÇÃO SOCIOCULTURAL NÃO PODE ESTÁ DESLIGADO DA ESCOLA, CONSIDERANDO QUE ESTE AMBIENTE SOCIAL APRESENTA MAIOR SIGNIFICÂNCIA PARA AQUISIÇÃO DE DETERMINADOS CONHECIMENTOS. SENDO ASSIM, É NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, PARA QUE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIRECIONEM AS APRENDIZAGENS DE FORMA REFLEXIVA E AUTÔNOMA, PARA ALÉM DA EXECUÇÃO DE MOVIMENTOS TÉCNICOS, CONTRIBUINDO EFETIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESCOLARES.