DESENROLANDO A GENÉTICA: ANÁLISE CONCEITUAL DOS TEMAS ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59842 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4423 "inscrito_id" => 5751 "titulo" => "DESENROLANDO A GENÉTICA: ANÁLISE CONCEITUAL DOS TEMAS ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A GENÉTICA, COMO UMA DAS ÁREAS BÁSICAS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, É RESPONSÁVEL PELO ESTUDO DE MECANISMOS DE TRANSMISSÃO DE CARACTERES DE UMA ESPÉCIE ATRAVÉS DAS SUAS GERAÇÕES - HEREDITARIEDADE E DA VARIAÇÃO DESSES CARACTERES. CONCEITOS DA GENÉTICA VÊM SOFRENDO MODIFICAÇÕES COM O AVANÇO DAS PESQUISAS, PORTANTO A TRANSPOSIÇÃO DESSE CONHECIMENTO QUE OCORRE NAS SALAS DE AULA PRECISA SER ATUALIZADA, DAÍ A IMPORTÂNCIA DA OFERTA DE OFICINAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. AS UNIVERSIDADES, PRINCIPAIS PRODUTORAS DE CONHECIMENTO EM NOSSO PAÍS, AO OFERTAREM ESSE TIPO DE SERVIÇO, PROPORCIONAM A INTERAÇÃO ENTRE A PESQUISA E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO BÁSICO, LEVANDO CONHECIMENTO DE PONTA AOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO BÁSICO. O PRESENTE ARTIGO É O RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA DIDÁTICA OFERTADA A PROFESSORES DE BIOLOGIA DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO DA CIDADE DE CURITIBA- PR. O OBJETIVO DA OFICINA FOI TRABALHAR CONCEITOS DA GENÉTICA QUE VÊM SOFRENDO ALTERAÇÕES, COMO POR EXEMPLO: “GENOMA, “CÓDIGO GENÉTICO”, “ALELO”, POR MEIO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS, UTILIZADOS COMO MEIOS ALTERNATIVOS DE ENSINO. QUESTIONÁRIOS DIAGNÓSTICOS FORAM APLICADOS ANTES E APÓS A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES PARA AVALIAR O QUANTO A OFICINA CONTRIBUIU PARA O ENTENDIMENTO DESSES CONCEITOS. A REVISÃO DOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA E A OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA SÃO ALTERNATIVAS QUE PODEM SER ADOTADAS PELAS UNIVERSIDADES VISANDO CONTRIBUIR TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, COMO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA, ESSENCIAL PARA DISCIPLINAS CIENTÍFICAS, CUJO AVANÇO DA CIÊNCIA GERA MODIFICAÇÕES NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS TRABALHADOS EM SALA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO DE GENÉTICA, FORMAÇÃO CONTINUADA, RECURSOS DIDÁTICOS, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5751_26092019165223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAÍRA ALEXANDRE PERES" "autor_nome_curto" => "MAÍRA PERES" "autor_email" => "maira.a.peres@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59842 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4423 "inscrito_id" => 5751 "titulo" => "DESENROLANDO A GENÉTICA: ANÁLISE CONCEITUAL DOS TEMAS ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A GENÉTICA, COMO UMA DAS ÁREAS BÁSICAS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, É RESPONSÁVEL PELO ESTUDO DE MECANISMOS DE TRANSMISSÃO DE CARACTERES DE UMA ESPÉCIE ATRAVÉS DAS SUAS GERAÇÕES - HEREDITARIEDADE E DA VARIAÇÃO DESSES CARACTERES. CONCEITOS DA GENÉTICA VÊM SOFRENDO MODIFICAÇÕES COM O AVANÇO DAS PESQUISAS, PORTANTO A TRANSPOSIÇÃO DESSE CONHECIMENTO QUE OCORRE NAS SALAS DE AULA PRECISA SER ATUALIZADA, DAÍ A IMPORTÂNCIA DA OFERTA DE OFICINAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. AS UNIVERSIDADES, PRINCIPAIS PRODUTORAS DE CONHECIMENTO EM NOSSO PAÍS, AO OFERTAREM ESSE TIPO DE SERVIÇO, PROPORCIONAM A INTERAÇÃO ENTRE A PESQUISA E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO BÁSICO, LEVANDO CONHECIMENTO DE PONTA AOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO BÁSICO. O PRESENTE ARTIGO É O RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA DIDÁTICA OFERTADA A PROFESSORES DE BIOLOGIA DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO DA CIDADE DE CURITIBA- PR. O OBJETIVO DA OFICINA FOI TRABALHAR CONCEITOS DA GENÉTICA QUE VÊM SOFRENDO ALTERAÇÕES, COMO POR EXEMPLO: “GENOMA, “CÓDIGO GENÉTICO”, “ALELO”, POR MEIO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS, UTILIZADOS COMO MEIOS ALTERNATIVOS DE ENSINO. QUESTIONÁRIOS DIAGNÓSTICOS FORAM APLICADOS ANTES E APÓS A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES PARA AVALIAR O QUANTO A OFICINA CONTRIBUIU PARA O ENTENDIMENTO DESSES CONCEITOS. A REVISÃO DOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA E A OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA SÃO ALTERNATIVAS QUE PODEM SER ADOTADAS PELAS UNIVERSIDADES VISANDO CONTRIBUIR TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, COMO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA, ESSENCIAL PARA DISCIPLINAS CIENTÍFICAS, CUJO AVANÇO DA CIÊNCIA GERA MODIFICAÇÕES NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS TRABALHADOS EM SALA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO DE GENÉTICA, FORMAÇÃO CONTINUADA, RECURSOS DIDÁTICOS, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5751_26092019165223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAÍRA ALEXANDRE PERES" "autor_nome_curto" => "MAÍRA PERES" "autor_email" => "maira.a.peres@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }