A GENÉTICA, COMO UMA DAS ÁREAS BÁSICAS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, É RESPONSÁVEL PELO ESTUDO DE MECANISMOS DE TRANSMISSÃO DE CARACTERES DE UMA ESPÉCIE ATRAVÉS DAS SUAS GERAÇÕES - HEREDITARIEDADE E DA VARIAÇÃO DESSES CARACTERES. CONCEITOS DA GENÉTICA VÊM SOFRENDO MODIFICAÇÕES COM O AVANÇO DAS PESQUISAS, PORTANTO A TRANSPOSIÇÃO DESSE CONHECIMENTO QUE OCORRE NAS SALAS DE AULA PRECISA SER ATUALIZADA, DAÍ A IMPORTÂNCIA DA OFERTA DE OFICINAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. AS UNIVERSIDADES, PRINCIPAIS PRODUTORAS DE CONHECIMENTO EM NOSSO PAÍS, AO OFERTAREM ESSE TIPO DE SERVIÇO, PROPORCIONAM A INTERAÇÃO ENTRE A PESQUISA E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO BÁSICO, LEVANDO CONHECIMENTO DE PONTA AOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO BÁSICO. O PRESENTE ARTIGO É O RELATO DA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA DIDÁTICA OFERTADA A PROFESSORES DE BIOLOGIA DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO DA CIDADE DE CURITIBA- PR. O OBJETIVO DA OFICINA FOI TRABALHAR CONCEITOS DA GENÉTICA QUE VÊM SOFRENDO ALTERAÇÕES, COMO POR EXEMPLO: “GENOMA, “CÓDIGO GENÉTICO”, “ALELO”, POR MEIO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS, UTILIZADOS COMO MEIOS ALTERNATIVOS DE ENSINO. QUESTIONÁRIOS DIAGNÓSTICOS FORAM APLICADOS ANTES E APÓS A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES PARA AVALIAR O QUANTO A OFICINA CONTRIBUIU PARA O ENTENDIMENTO DESSES CONCEITOS. A REVISÃO DOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA E A OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA SÃO ALTERNATIVAS QUE PODEM SER ADOTADAS PELAS UNIVERSIDADES VISANDO CONTRIBUIR TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, COMO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA, ESSENCIAL PARA DISCIPLINAS CIENTÍFICAS, CUJO AVANÇO DA CIÊNCIA GERA MODIFICAÇÕES NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS TRABALHADOS EM SALA.