A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM BASE NA GRANDE BARBARIZAÇÃO QUE ESTÁ OCORRENDO NA SOCIEDADE ATUAL E COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA A AFETIVIDADE PODEM CONTRIBUIR PARA COMBATER ESSA IRRACIONALIDADE DAS PESSOAS, TORNANDO-AS SERES AFETIVOS E CRÍTICOS. NESSE SENTIDO, BASEANDO-SE NAS IDEIAS DE DIVERSOS AUTORES MENCIONADOS AO LONGO DO TRABALHO, BUSCA-SE ALCANÇAR O OBJETIVO DE EXPLANAR ACERCA DOS PREJUÍZOS QUE A BARBÁRIE CAUSA A SOCIEDADE E COMO SUPERÁ-LOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO, NA RELAÇÃO ENVOLVENDO OS AFETOS ENTRE EDUCADORES E EDUCANDOS, SEJA EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES. DIANTE DISTO, PERCEBE-SE COMO OS AFETOS SÃO INDISPENSÁVEIS NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO, E TAMBÉM PODEM SER O CAMINHO PARA A SUPERAÇÃO DE UMA SOCIEDADE PERVERSA E MANIPULADORA QUE UTILIZA A FRAGILIDADE DO SER HUMANO ADQUIRIDA POR MEIO DE UMA POPULAÇÃO QUE MENOSPREZA OS AFETOS PARA CONTROLÁ-LOS, EM UMA SOCIEDADE DE RESPEITO, A QUAL TEM COMO PRINCÍPIO O BEM-ESTAR COLETIVO, DESPERTANDO NOS SUJEITOS O SENTIMENTO DO CUIDADO ESSENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUALITÁRIA .