O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR COMO O USO DE MATERIAL CONCRETO PODE FACILITAR A APRENDIZAGEM NA ANÁLISE COMBINATÓRIA NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO NA U. E. ALBERTO LEAL NUNES NA CIDADE DE REGENERAÇÃO-PIAUÍ. PARA EMBASAR ESSE ESTUDO, TEVE-SE COMO BASE OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1998), CAVALCANTI (2007), LORENZATO (2006), LIMA(2003), MORGADO(1991) E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO (PCNEM). É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO PESQUISA-AÇÃO. OS TÓPICOS ABORDADOS FORAM: MATERIAL CONCRETO, O SEU USO, COMO ELE FACILITA A APRENDIZAGEM, O USO DO MATERIAL CONCRETO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA, SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS, ANÁLISE COMBINATÓRIA E OS MATERIAIS CONCRETOS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM ANÁLISE COMBINATÓRIA. O PRINCIPAL RESULTADO DA PESQUISA APONTA UM DESENVOLVIMENTO EFETIVO NO ENTENDIMENTO DOS ALUNOS NO CONTEÚDO, BEM COMO PROPICIOU AOS ALUNOS RESOLVEREM QUESTÕES, ALÉM DE ALAVANCAR A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO.