CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59683 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3471 "inscrito_id" => 4444 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR" "resumo" => "A MONITORIA POSSIBILITA O AMADURECIMENTO DO ALUNO ENQUANTO DOCENTE EM FORMAÇÃO. ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO NESSE TIPO DE PROGRAMA O ALUNO-MONITOR SE SENTE ESTIMULADO NA BUSCA DE CONHECIMENTOS DEVIDO ENCONTRAR A NECESSIDADE DE SUPRIR OS QUESTIONAMENTOS VINDO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA E ASSIM DETERMINA-SE A FAMILIARIZAR-SE AINDA MAIS COM O CONTEÚDO E A PRÁTICA DOCENTE. POR MEIO DA MONITORIA O DISCENTE SENTE A NECESSIDADE DE SE APERFEIÇOAR PARA SUPRIR AS NECESSIDADES ENCONTRADAS NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL E PEDAGÓGICA, NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA O QUAL OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR, DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS CAXIAS, BEM COMO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO DISCENTE MONITOR E A FORMAÇÃO DOCENTE. A PARTIR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NESSA PRÁTICA É POSSÍVEL PERCEBER A MONITORIA COMO UMA ATIVIDADE QUE INTEGRA AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE DISCENTES E DOCENTES E QUE COMPLEMENTA E ACRESCENTA A INTERAÇÃO DE AMBOS. É ONDE OCORREM TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS FORTALECENDO O VÍNCULO E APROXIMANDO ALUNOS, PROFESSORES E MONITORES, CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE RESULTA NUMA BOA REALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E DO CRONOGRAMA PROPOSTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, MONITORIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, VIVÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID4444_21092019211824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELE DE CASTRO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIELE CASTRO" "autor_email" => "adriele.castro@acad.ifma." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59683 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3471 "inscrito_id" => 4444 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR" "resumo" => "A MONITORIA POSSIBILITA O AMADURECIMENTO DO ALUNO ENQUANTO DOCENTE EM FORMAÇÃO. ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO NESSE TIPO DE PROGRAMA O ALUNO-MONITOR SE SENTE ESTIMULADO NA BUSCA DE CONHECIMENTOS DEVIDO ENCONTRAR A NECESSIDADE DE SUPRIR OS QUESTIONAMENTOS VINDO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA E ASSIM DETERMINA-SE A FAMILIARIZAR-SE AINDA MAIS COM O CONTEÚDO E A PRÁTICA DOCENTE. POR MEIO DA MONITORIA O DISCENTE SENTE A NECESSIDADE DE SE APERFEIÇOAR PARA SUPRIR AS NECESSIDADES ENCONTRADAS NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL E PEDAGÓGICA, NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA O QUAL OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DA DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR, DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS CAXIAS, BEM COMO DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO DISCENTE MONITOR E A FORMAÇÃO DOCENTE. A PARTIR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NESSA PRÁTICA É POSSÍVEL PERCEBER A MONITORIA COMO UMA ATIVIDADE QUE INTEGRA AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE DISCENTES E DOCENTES E QUE COMPLEMENTA E ACRESCENTA A INTERAÇÃO DE AMBOS. É ONDE OCORREM TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS FORTALECENDO O VÍNCULO E APROXIMANDO ALUNOS, PROFESSORES E MONITORES, CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE RESULTA NUMA BOA REALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E DO CRONOGRAMA PROPOSTO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, MONITORIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, VIVÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID4444_21092019211824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELE DE CASTRO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ADRIELE CASTRO" "autor_email" => "adriele.castro@acad.ifma." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }