O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CURSINHO DE EDUCAÇÃO POPULAR EMANCIPA, UM PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIFESSPA, COM A PROPOSTA DE REALIZAR UMA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES LICENCIANDOS DA INSTITUIÇÃO SUPRACITADA ACIMA, ESTES ENQUANTO EXERCEM SUAS FUNÇÕES DE DOCENTE, E ATRAVÉS DESSE RECONHECIMENTO BUSCOU-SE, JUNTAMENTE COM OS LICENCIANDOS QUE SÃO DOCENTES DO CURSINHO, JUNTOS BUSCAMOS ELABORAR FORMAS DE SOLUCIONÁ-LOS. ESTA PESQUISA FOI DIVIDIDA EM 4 ETAPAS, NA PRIMEIRA ETAPA FIZEMOS UMA ENTREVISTA COM A COORDENAÇÃO DO MOVIMENTO, NA SEGUNDA ETAPA FIZEMOS UMA RODA DE CONVERSA COM O OBJETIVO DE HISTORICIZAR O QUE É O CURSINHO, NA TERCEIRA ETAPA FOI FEITO UM PLANO DE AÇÃO, E POR ÚLTIMO A EXECUÇÃO DESTE. AS ETAPAS SE VOLTARAM TODAS PARA OS SUJEITOS QUE SÃO ALVOS DESSE TRABALHO, SEGUINDO ASSIM OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA PESQUISA-AÇÃO E TIVEMOS COMO RESULTADO DO PROCESSO DA PESQUISA NO QUAL IDENTIFICOU-SE JUNTO AOS PROFESSORES, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS, A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO A RESPEITO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). O TRABALHO PROPORCIONOU UM APRENDIZADO TANTO POR PARTE DOS PROFESSORES DO EMANCIPA, QUANTO PARA OS PESQUISADORES JÁ QUE AMBOS NÃO TINHAM CONHECIMENTO TÃO AMPLO SOBRE O AUTISMO E COMO DESENVOLVER ATIVIDADES ADAPTADAS PARA O PÚBLICO ALVO DO TRANSTORNO.