O USO DE APARATOS DE COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM NÃO SE TRATA DE UMA NOVIDADE, BEM COMO O FASCÍNIO QUE EXERCEM E O STATUS DE “SOLUÇÃO” COMUMENTE ATRIBUÍDO A ELES NO CONTEXTO EDUCACIONAL. COM A AMPLIAÇÃO E INCREMENTOS TECNOLÓGICOS DESSES APARATOS, REUNIDOS NA DENOMINAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC`S), EXPECTATIVAS E ARGUMENTOS VÊM SENDO GERADOS EM RELAÇÃO À APROPRIAÇÃO DESSAS FERRAMENTAS PARA FINS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTE ARTIGO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O MOBILE LEARNING, APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS, COMO CELULARES, TABLETS, NOTEBOOKS E SMARTPHONES. A PARTIR DE UMA ABORDAGEM COM FOCO NA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E NA FILOSOFIA DA TECNOLOGIA, DEVIDO À NECESSIDADE QUE SE TEM HOJE DE INSERIR ESSAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, O MOBILE LEARNING, SURGE COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO EM QUE OS DISPOSITIVOS MÓVEIS SE CONSTITUEM EM RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM. DESTA FORMA, O PRESENTE ARTIGO PROPÕE, POR MEIO DE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, UMA REFLEXÃO SOBRE COMO AS MUDANÇAS DO ECOSSISTEMA MIDIÁTICO CONTEMPORÂNEO PERMITIRAM O SURGIMENTO DE NOVAS FORMAS DE APRENDIZAGEM, INCLUSIVE BASEADAS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS COM ACESSO À INTERNET, CASO DO MOBILE LEARNING.