ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DAS EXPERIÊNCIAS DE MONITORIA DE ENSINO VIVENCIADAS POR UMA ESTUDANTE SURDA, GRADUANDA DO CURSO DE LICENCIATURA MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). A ESTUDANTE PARTICIPA COMO MONITORA DE ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR OFERTA SEMIPRESENCIAL LIBRAS E TAMBÉM PARTICIPA DO APOIO PEDAGÓGICO OFERTADO PELO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO (NAP) COM DOIS ESTUDANTES DA MATEMÁTICA, QUE TAMBÉM MONITORES E TEM A FUNÇÃO DE AUXILIÁ-LA NOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. ELA VAI RELATAR ESSAS EXPERIÊNCIAS E COM ISSO EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE MONITORA DENTRO DAS UNIVERSIDADES. NUNES (2007) INFORMA QUE A MONITORIA CUMPRE DUAS FUNÇÕES, INICIAR O ALUNO NA DOCÊNCIA E CONTRIBUIR COM A MELHORIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO. ESSE TEXTO TAMBÉM ABORDA SOBRE O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS E TRAZ UM DIFERENCIAL, QUE É A MANEIRA DE ESCREVER E INTERPRETAR O PORTUGUÊS DO SUJEITO SURDO. PEIXOTO (2006) RELATA QUE O SURDO SE RELACIONA COM O PORTUGUÊS COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA E POR ESSE MOTIVO AO SE PRODUZIR UMA ESCRITA ESTRANHA, À PRÓPRIA LÍNGUA CONFRONTA UMA ORGANIZAÇÃO DE LINGUAGEM E CONHECIMENTO GRAMATICAL DIFERENCIADO. ASSIM, EM ALGUMAS PARTES DO TEXTO É A ESCRITA DA ESTUDANTE QUE APARECE, POIS RECONHECEMOS SEU CARÁTER BILINGUE, MAS SEM PERDER O RIGOR DAS NORMAS. A METODOLOGIA POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E COMO MÉTODO UMA PESQUISA NARRATIVA, POIS RELATA OS FATOS E EXPERIÊNCIAS DO PESQUISADOR. OS AUTORES QUE EMBASARAM: NUNES (2007), FRISON (2016), PEIXOTO (2006), STROBEL (2008 E 2009), QUADROS (2006), FREIRE (1967). ESPERAMOS QUE ESSE TEXTO POSSA COLABORAR COM OS ESTUDOS SOBRE MONITORIA E SUA IMPORTÂNCIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL, ESPECIALMENTE NAS LICENCIATURAS. ELE TAMBÉM PRETENDE MOSTRAR O ENTRELAÇAMENTO DA MONITORIA DE ENSINO PELO OLHAR DE UMA ESTUDANTE SURDA E AS PARTICULARIDADES QUE ESSAS PESSOAS ENFRENTAM NA EDUCAÇÃO.