O PRESENTE MOSTRA A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS DE RUA COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS/NEE, PRIVILEGIANDO A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO/AEE DE ACORDO COM A LEI 13.146/2015, LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (BRASIL, 2015). DESTACAMOS AS BRINCADEIRAS E JOGOS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA FAVORECER O APRENDIZADO, DESENVOLVER PROCESSOS COGNITIVOS, EXPRESSIVOS, PERCEPTIVOS E MOTORES, LEVANDO A UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E MOTIVADOR. DESSE MODO, ESTA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO A CONSTRUÇÃO DE UM CADERNO PEDAGÓGICO COM BRINCADEIRAS ANTIGAS DE RUA, CONSIDERANDO AS DEMANDAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA. A METODOLOGIA SERÁ BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO (RODRIGUES, 2007). O SUPORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO É BASEADO EM DOCUMENTOS LEGAIS QUE EMBASAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, ALÉM DE ESTUDOS DE KISHIMOTO (1998, 2017), VYGOTSKY (1989, 1991), FEUERSTEIN (2014) ENTRE OUTROS. A PESQUISA DE CAMPO SERÁ FEITA COM AS FAMÍLIAS, ALUNOS E PROFESSORES DAS TURMAS SELECIONADAS. A ESCOLA INCLUSIVA TEM PROJETADO NOVAS CONQUISTAS E ESPAÇOS PARA QUE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS POSSAM VIVER EXPERIÊNCIAS QUE CONSTRUAM AUTONOMIA, DESENVOLVAM O POTENCIAL DE CADA UM E POSSIBILITE O USO DA COMUNICAÇÃO EXPRESSIVA E RECEPTIVA PARA O EFETIVO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA ATÉ O MOMENTO APONTA PARA A IMPORTÂNCIA DE INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO MANEIRA DE VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA E TRAZ O ATO DE BRINCAR COM TEORIAS QUE APONTAM PARA RELEVÂNCIA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL.