BRINCADEIRAS DE RUA COMO ESTRATÉGIA PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59473 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1528 "inscrito_id" => 8718 "titulo" => "BRINCADEIRAS DE RUA COMO ESTRATÉGIA PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "resumo" => "O PRESENTE MOSTRA A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS DE RUA COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS/NEE, PRIVILEGIANDO A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO/AEE DE ACORDO COM A LEI 13.146/2015, LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (BRASIL, 2015). DESTACAMOS AS BRINCADEIRAS E JOGOS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA FAVORECER O APRENDIZADO, DESENVOLVER PROCESSOS COGNITIVOS, EXPRESSIVOS, PERCEPTIVOS E MOTORES, LEVANDO A UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E MOTIVADOR. DESSE MODO, ESTA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO A CONSTRUÇÃO DE UM CADERNO PEDAGÓGICO COM BRINCADEIRAS ANTIGAS DE RUA, CONSIDERANDO AS DEMANDAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA. A METODOLOGIA SERÁ BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO (RODRIGUES, 2007). O SUPORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO É BASEADO EM DOCUMENTOS LEGAIS QUE EMBASAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, ALÉM DE ESTUDOS DE KISHIMOTO (1998, 2017), VYGOTSKY (1989, 1991), FEUERSTEIN (2014) ENTRE OUTROS. A PESQUISA DE CAMPO SERÁ FEITA COM AS FAMÍLIAS, ALUNOS E PROFESSORES DAS TURMAS SELECIONADAS. A ESCOLA INCLUSIVA TEM PROJETADO NOVAS CONQUISTAS E ESPAÇOS PARA QUE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS POSSAM VIVER EXPERIÊNCIAS QUE CONSTRUAM AUTONOMIA, DESENVOLVAM O POTENCIAL DE CADA UM E POSSIBILITE O USO DA COMUNICAÇÃO EXPRESSIVA E RECEPTIVA PARA O EFETIVO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA ATÉ O MOMENTO APONTA PARA A IMPORTÂNCIA DE INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO MANEIRA DE VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA E TRAZ O ATO DE BRINCAR COM TEORIAS QUE APONTAM PARA RELEVÂNCIA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, BRINCADEIRAS, JOGOS, AEE, AEE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID8718_14082019141633.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA MENEZES RODRIGUES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA COSTA" "autor_email" => "valeriamenezes.r@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59473 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1528 "inscrito_id" => 8718 "titulo" => "BRINCADEIRAS DE RUA COMO ESTRATÉGIA PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "resumo" => "O PRESENTE MOSTRA A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS DE RUA COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS NA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS/NEE, PRIVILEGIANDO A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO/AEE DE ACORDO COM A LEI 13.146/2015, LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (BRASIL, 2015). DESTACAMOS AS BRINCADEIRAS E JOGOS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA FAVORECER O APRENDIZADO, DESENVOLVER PROCESSOS COGNITIVOS, EXPRESSIVOS, PERCEPTIVOS E MOTORES, LEVANDO A UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E MOTIVADOR. DESSE MODO, ESTA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO A CONSTRUÇÃO DE UM CADERNO PEDAGÓGICO COM BRINCADEIRAS ANTIGAS DE RUA, CONSIDERANDO AS DEMANDAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA. A METODOLOGIA SERÁ BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO (RODRIGUES, 2007). O SUPORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO É BASEADO EM DOCUMENTOS LEGAIS QUE EMBASAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, ALÉM DE ESTUDOS DE KISHIMOTO (1998, 2017), VYGOTSKY (1989, 1991), FEUERSTEIN (2014) ENTRE OUTROS. A PESQUISA DE CAMPO SERÁ FEITA COM AS FAMÍLIAS, ALUNOS E PROFESSORES DAS TURMAS SELECIONADAS. A ESCOLA INCLUSIVA TEM PROJETADO NOVAS CONQUISTAS E ESPAÇOS PARA QUE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS POSSAM VIVER EXPERIÊNCIAS QUE CONSTRUAM AUTONOMIA, DESENVOLVAM O POTENCIAL DE CADA UM E POSSIBILITE O USO DA COMUNICAÇÃO EXPRESSIVA E RECEPTIVA PARA O EFETIVO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA ATÉ O MOMENTO APONTA PARA A IMPORTÂNCIA DE INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO MANEIRA DE VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA E TRAZ O ATO DE BRINCAR COM TEORIAS QUE APONTAM PARA RELEVÂNCIA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, BRINCADEIRAS, JOGOS, AEE, AEE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID8718_14082019141633.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA MENEZES RODRIGUES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA COSTA" "autor_email" => "valeriamenezes.r@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }