OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61807 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5673 "inscrito_id" => 2383 "titulo" => """ OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO\r\n DE JOVENS E ADULTOS """ "resumo" => "A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA TEM VIVENCIADO UM AVANÇO NO DESENVOLVIMENTO E NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, QUE VÊM INTENSIFICANDO PRESENÇA NA VIDA DAS PESSOAS E INFLUENCIADO, SOBREMANEIRA, A PRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO, DISSEMINAÇÃO E ACESSO ÀS INFORMAÇÕES E, TAMBÉM, GRADATIVAMENTE, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE ARTIGO, TEM POR OBJETIVOS DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E MOSTRAR OS RESULTADOS ALCANÇADOS APÓS A UTILIZAÇÃO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM JOGOS DE MATEMÁTICA TRABALHADO COM OS SMARTPHONE TRABALHANDO AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NAS TURMAS DO CICLO III E IV DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE PATOS/PB. A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DE AUTORES À TEMÁTICA, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A INSERÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA, DE UMA FORMA GERAL, PROPICIA OPORTUNIDADE DE SE REPENSAR AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS VIGENTES, COLOCANDO O ALUNO MAIS ATIVO E O PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E QUE, NO CASO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS, PODE COLABORAR PARA A INCLUSÃO DIGITAL DESSES ESTUDANTES, ALÉM DE AUMENTAR A AUTOESTIMA DE UM GRUPO QUE EM GERAL SE ENCONTRA MARGINALIZADO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. PARA TAL PROPÓSITO, UTILIZOU UMA METODOLOGIA PARA A PESQUISA QUE TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA UTILIZANDO O MÉTODO EXPERIMENTAL DE CONTROLE, SENDO REALIZADA COM OS ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA. ENTÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA PARTINDO DO PRÉ-TESTE AO PÓS-TESTE, COM PESQUISAS, ANÁLISES E ESCOLHA DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONSTATAMOS UMA MAIOR MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E UM CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICA BÁSICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EJA, TECNOLOGIAS, TECNOLOGIAS, OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM, OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID2383_03102019204342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KALIANE MORAIS" "autor_email" => "k-kaliane@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61807 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5673 "inscrito_id" => 2383 "titulo" => """ OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO\r\n DE JOVENS E ADULTOS """ "resumo" => "A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA TEM VIVENCIADO UM AVANÇO NO DESENVOLVIMENTO E NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, QUE VÊM INTENSIFICANDO PRESENÇA NA VIDA DAS PESSOAS E INFLUENCIADO, SOBREMANEIRA, A PRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO, DISSEMINAÇÃO E ACESSO ÀS INFORMAÇÕES E, TAMBÉM, GRADATIVAMENTE, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE ARTIGO, TEM POR OBJETIVOS DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E MOSTRAR OS RESULTADOS ALCANÇADOS APÓS A UTILIZAÇÃO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM JOGOS DE MATEMÁTICA TRABALHADO COM OS SMARTPHONE TRABALHANDO AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NAS TURMAS DO CICLO III E IV DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE PATOS/PB. A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DE AUTORES À TEMÁTICA, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A INSERÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA, DE UMA FORMA GERAL, PROPICIA OPORTUNIDADE DE SE REPENSAR AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS VIGENTES, COLOCANDO O ALUNO MAIS ATIVO E O PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E QUE, NO CASO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS, PODE COLABORAR PARA A INCLUSÃO DIGITAL DESSES ESTUDANTES, ALÉM DE AUMENTAR A AUTOESTIMA DE UM GRUPO QUE EM GERAL SE ENCONTRA MARGINALIZADO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. PARA TAL PROPÓSITO, UTILIZOU UMA METODOLOGIA PARA A PESQUISA QUE TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA UTILIZANDO O MÉTODO EXPERIMENTAL DE CONTROLE, SENDO REALIZADA COM OS ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA. ENTÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA PARTINDO DO PRÉ-TESTE AO PÓS-TESTE, COM PESQUISAS, ANÁLISES E ESCOLHA DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONSTATAMOS UMA MAIOR MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E UM CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICA BÁSICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EJA, TECNOLOGIAS, TECNOLOGIAS, OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM, OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID2383_03102019204342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KALIANE MORAIS" "autor_email" => "k-kaliane@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }