Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58314
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5167
    "inscrito_id" => 923
    "titulo" => """
      A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE\r\n
      CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DO ESTÁGIO\r\n
      SUPERVISIONADO
      """
    "resumo" => """
      A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS É DE SUMA IMPORTÂNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, POIS PROPORCIONA UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO NO QUAL O\r\n
      ALUNO APRENDE POR MEIO DE VIVÊNCIAS E OBSERVAÇÕES, ALÉM DE APRESENTAR CARÁTER MOTIVACIONAL E DE\r\n
      INTERAÇÃO PESSOAL. A ATIVIDADE EXPERIMENTAL, DESCRITA NESTE TRABALHO, FOI DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO\r\n
      ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), EM\r\n
      UMA TURMA DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DURANTE AS ATIVIDADES DE PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE\r\n
      CIÊNCIAS, NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO E MAGNETISMO. DESSE MODO, TEM-SE COMO OBJETIVO DESSE\r\n
      TRABALHO APRESENTAR A ATIVIDADE EXPERIMENTAL DESENVOLVIDA E CONHECER A PERSPECTIVA DOS DISCENTES,\r\n
      DESSA TURMA DE 9° ANO, SOBRE O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. ESSA\r\n
      PESQUISA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TRATA-SE DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E QUANTO À TÉCNICA É UM ESTUDO\r\n
      DE CASO. PARA A COLETA DE DADOS, AO FINAL DAS AULAS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS E PARA A\r\n
      ANÁLISE DOS DADOS FOI UTILIZADA A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DA\r\n
      EXPERIMENTAÇÃO MOSTRA-SE UM RECURSO PEDAGÓGICO VIÁVEL, POIS PERMITE A INTERPRETAÇÃO DE CONCEITOS,\r\n
      DESPERTA O INTERESSE E PERMITE UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA VISTA EM SALA DE AULA, COM O COTIDIANO\r\n
      DO ALUNO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID923_01102019222508.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO IGOR ALVES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "IGOR ALVES"
    "autor_email" => "franciscoigoralves@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58314
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5167
    "inscrito_id" => 923
    "titulo" => """
      A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE\r\n
      CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DO ESTÁGIO\r\n
      SUPERVISIONADO
      """
    "resumo" => """
      A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS É DE SUMA IMPORTÂNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, POIS PROPORCIONA UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO NO QUAL O\r\n
      ALUNO APRENDE POR MEIO DE VIVÊNCIAS E OBSERVAÇÕES, ALÉM DE APRESENTAR CARÁTER MOTIVACIONAL E DE\r\n
      INTERAÇÃO PESSOAL. A ATIVIDADE EXPERIMENTAL, DESCRITA NESTE TRABALHO, FOI DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO\r\n
      ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), EM\r\n
      UMA TURMA DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DURANTE AS ATIVIDADES DE PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE\r\n
      CIÊNCIAS, NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO E MAGNETISMO. DESSE MODO, TEM-SE COMO OBJETIVO DESSE\r\n
      TRABALHO APRESENTAR A ATIVIDADE EXPERIMENTAL DESENVOLVIDA E CONHECER A PERSPECTIVA DOS DISCENTES,\r\n
      DESSA TURMA DE 9° ANO, SOBRE O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. ESSA\r\n
      PESQUISA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TRATA-SE DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E QUANTO À TÉCNICA É UM ESTUDO\r\n
      DE CASO. PARA A COLETA DE DADOS, AO FINAL DAS AULAS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS E PARA A\r\n
      ANÁLISE DOS DADOS FOI UTILIZADA A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DA\r\n
      EXPERIMENTAÇÃO MOSTRA-SE UM RECURSO PEDAGÓGICO VIÁVEL, POIS PERMITE A INTERPRETAÇÃO DE CONCEITOS,\r\n
      DESPERTA O INTERESSE E PERMITE UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA VISTA EM SALA DE AULA, COM O COTIDIANO\r\n
      DO ALUNO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID923_01102019222508.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO IGOR ALVES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "IGOR ALVES"
    "autor_email" => "franciscoigoralves@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS É DE SUMA IMPORTÂNCIA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, POIS PROPORCIONA UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO NO QUAL O ALUNO APRENDE POR MEIO DE VIVÊNCIAS E OBSERVAÇÕES, ALÉM DE APRESENTAR CARÁTER MOTIVACIONAL E DE INTERAÇÃO PESSOAL. A ATIVIDADE EXPERIMENTAL, DESCRITA NESTE TRABALHO, FOI DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), EM UMA TURMA DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DURANTE AS ATIVIDADES DE PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS, NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO E MAGNETISMO. DESSE MODO, TEM-SE COMO OBJETIVO DESSE TRABALHO APRESENTAR A ATIVIDADE EXPERIMENTAL DESENVOLVIDA E CONHECER A PERSPECTIVA DOS DISCENTES, DESSA TURMA DE 9° ANO, SOBRE O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. ESSA PESQUISA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TRATA-SE DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E QUANTO À TÉCNICA É UM ESTUDO DE CASO. PARA A COLETA DE DADOS, AO FINAL DAS AULAS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS E PARA A ANÁLISE DOS DADOS FOI UTILIZADA A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO MOSTRA-SE UM RECURSO PEDAGÓGICO VIÁVEL, POIS PERMITE A INTERPRETAÇÃO DE CONCEITOS, DESPERTA O INTERESSE E PERMITE UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA VISTA EM SALA DE AULA, COM O COTIDIANO DO ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.