Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES FORMATIVAS PARA A DOCÊNCIA E PARA A APRENDIZAGEM DISCENTE

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, PROVAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      SE RESTRINGE A UM INSTRUMENTO, NÃO SE DESTINA A ESSA FINALIDADE. ASSIM, DEFINIU-SE COMO OBJETIVO GERAL PARA ESTE ESTUDO: COMPREENDER QUE IMPLICAÇÕES A RESTRIÇÃO DO ATO DE AVALIAR À APLICAÇÃO DE PROVAS ACARRETA À ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE E À APRENDIZAGEM DISCENTE. QUE FOI SUSCITADO MEDIANTE AO\r\n
      PROBLEMA: QUE IMPLICAÇÕES A RESTRIÇÃO DO ATO DE AVALIAR À APLICAÇÃO DE PROVAS ACARRETA À ATUAÇÃO\r\n
      PROFISSIONAL DOCENTE E À APRENDIZAGEM DISCENTE? O ESTUDO PAUTOU-SE EM UMA REVISÃO DE LITERATURA E A\r\n
      PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA FOI REALIZADA EM 2019 EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA – CEARÁ COM OITO PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO COM NOVE PERGUNTAS. CONCLUI-SE QUE AVALIAR É DIAGNOSTICAR AS FRAGILIDADES QUE PERMEIAM\r\n
      A PRÁTICA PEDAGÓGICA E RETORNAR A MESMA COM UM NOVO OLHAR E NOVAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, VISANDO A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. POR ISSO, A AVALIAÇÃO NÃO DEVE RESTRINGIR-SE À APLICAÇÃO DE PROVAS, VISTO QUE AS MESMAS NÃO CONSEGUEM EXPLICITAR, POR COMPLETO, AS APRENDIZAGENS DESENVOLVIDAS.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A AVALIAÇÃO ESCOLAR ORIENTA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, POR VIABILIZAR A REFLEXÃO PARA AÇÃO. CONTUDO, QUANDO SE RESTRINGE A UM INSTRUMENTO, NÃO SE DESTINA A ESSA FINALIDADE. ASSIM, DEFINIU-SE COMO OBJETIVO GERAL PARA ESTE ESTUDO: COMPREENDER QUE IMPLICAÇÕES A RESTRIÇÃO DO ATO DE AVALIAR À APLICAÇÃO DE PROVAS ACARRETA À ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE E À APRENDIZAGEM DISCENTE. QUE FOI SUSCITADO MEDIANTE AO PROBLEMA: QUE IMPLICAÇÕES A RESTRIÇÃO DO ATO DE AVALIAR À APLICAÇÃO DE PROVAS ACARRETA À ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE E À APRENDIZAGEM DISCENTE? O ESTUDO PAUTOU-SE EM UMA REVISÃO DE LITERATURA E A PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA FOI REALIZADA EM 2019 EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA – CEARÁ COM OITO PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO COM NOVE PERGUNTAS. CONCLUI-SE QUE AVALIAR É DIAGNOSTICAR AS FRAGILIDADES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA E RETORNAR A MESMA COM UM NOVO OLHAR E NOVAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, VISANDO A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. POR ISSO, A AVALIAÇÃO NÃO DEVE RESTRINGIR-SE À APLICAÇÃO DE PROVAS, VISTO QUE AS MESMAS NÃO CONSEGUEM EXPLICITAR, POR COMPLETO, AS APRENDIZAGENS DESENVOLVIDAS.

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