AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROJETO DIDÁTICO PEQUENOS PASSOS E GRANDES LAÇOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59392 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2134 "inscrito_id" => 9865 "titulo" => "AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROJETO DIDÁTICO PEQUENOS PASSOS E GRANDES LAÇOS" "resumo" => "ESTE ARTIGO ABORDA SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O REPENSAR A PRÁTICA DOCENTE. OU SEJA, ESTE TRABALHO EXPÕE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL AO DESENVOLVER UM PROJETO DIDÁTICO INTITULADO PEQUENOS PASSOS E GRANDES LAÇOS. ATUANTE EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SALVADOR, TAL PROFESSORA CONDUZIU SUA PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DE IDADE ATRAVÉS DESTE PROJETO IDEALIZADO E CONSTRUÍDO POR ELA MESMA, E EM PARCERIA COM OUTRA DOCENTE. ESTE PROJETO PROVOCOU A PROFESSORA AUTORA A REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL BEM COMO SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA EDUCATIVA. A PARTIR DESTAS REFLEXÕES, SE CONDUZIU UMA PESQUISA DE REVISÃO LITERÁRIA A PARTIR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE AUTORES COMO ANTONI ZABALA, CÉSAR COLL E OUTROS. COM ISSO, A PRÁTICA EDUCATIVA SE TRANSFORMOU EM OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DOCENTE CUJO OBJETIVO CONSISTIU EM CONHECER A RELAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL E A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA. PARA TANTO, A PROFESSORA PESQUISADORA UTILIZOU DIVERSOS REGISTROS AVALIATIVOS, PLANEJAMENTOS E OUTROS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS COMO SUBSÍDIOS DE ANÁLISE. ASSIM, O PRINCIPAL RESULTADO DA PESQUISA NA DOCÊNCIA É POSSÍVEL SER VISTO ATRAVÉS DOS APRENDIZADOS DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DA PROFESSORA. ESTES REPRESENTAM, PORTANTO, AS COMPREENSÕES ACERCA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL E OS SABERES CONSTRUÍDOS AO REFLETIR SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA EDUCATIVA DIANTE DA RELAÇÃO ENTRE AMBAS AS AÇÕES QUE COMPÕEM O TRABALHO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM, PRÁTICA EDUCATIVA, PROJETO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID9865_15082019180607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA DAMASCENA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "CAROLINA FERREIRA" "autor_email" => "cdfpedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "SMED SSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59392 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2134 "inscrito_id" => 9865 "titulo" => "AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROJETO DIDÁTICO PEQUENOS PASSOS E GRANDES LAÇOS" "resumo" => "ESTE ARTIGO ABORDA SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O REPENSAR A PRÁTICA DOCENTE. OU SEJA, ESTE TRABALHO EXPÕE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL AO DESENVOLVER UM PROJETO DIDÁTICO INTITULADO PEQUENOS PASSOS E GRANDES LAÇOS. ATUANTE EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SALVADOR, TAL PROFESSORA CONDUZIU SUA PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DE IDADE ATRAVÉS DESTE PROJETO IDEALIZADO E CONSTRUÍDO POR ELA MESMA, E EM PARCERIA COM OUTRA DOCENTE. ESTE PROJETO PROVOCOU A PROFESSORA AUTORA A REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL BEM COMO SOBRE SUA PRÓPRIA PRÁTICA EDUCATIVA. A PARTIR DESTAS REFLEXÕES, SE CONDUZIU UMA PESQUISA DE REVISÃO LITERÁRIA A PARTIR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE AUTORES COMO ANTONI ZABALA, CÉSAR COLL E OUTROS. COM ISSO, A PRÁTICA EDUCATIVA SE TRANSFORMOU EM OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DOCENTE CUJO OBJETIVO CONSISTIU EM CONHECER A RELAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL E A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA. PARA TANTO, A PROFESSORA PESQUISADORA UTILIZOU DIVERSOS REGISTROS AVALIATIVOS, PLANEJAMENTOS E OUTROS DOCUMENTOS PEDAGÓGICOS COMO SUBSÍDIOS DE ANÁLISE. ASSIM, O PRINCIPAL RESULTADO DA PESQUISA NA DOCÊNCIA É POSSÍVEL SER VISTO ATRAVÉS DOS APRENDIZADOS DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DA PROFESSORA. ESTES REPRESENTAM, PORTANTO, AS COMPREENSÕES ACERCA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM INFANTIL E OS SABERES CONSTRUÍDOS AO REFLETIR SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA EDUCATIVA DIANTE DA RELAÇÃO ENTRE AMBAS AS AÇÕES QUE COMPÕEM O TRABALHO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM, PRÁTICA EDUCATIVA, PROJETO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID9865_15082019180607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA DAMASCENA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "CAROLINA FERREIRA" "autor_email" => "cdfpedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "SMED SSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }