Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 204
AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA.

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, GESTÃO ESCOLAR, AUTONOMIA, PARTICIPAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) CONSTITUI-SE COMO UM DOCUMENTO NORTEADOR DA INTENCIONALIDADE POLÍTICA EDUCACIONAL DE UMA INSTITUIÇÃO E, PARA TANTO, É INDISPENSÁVEL DURANTE SUA CONSTRUÇÃO, AVALIAR A FORMA COMO ESSE DOCUMENTO É ELABORADO, TENDO EM VISTA QUE ELE TRAZ EM SI A PERSPECTIVA EDUCACIONAL QUE VIABILIZARÁ O TRABALHO PEDAGÓGICO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESSA PESQUISA BASEOU-SE DE DOCUMENTOS OFICIAIS COMO O PPP DE DUAS ESCOLAS E CONTOU COM ACESSO À LITERATURA ESPECÍFICA ACERCA DO PPP, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA. PARA COLETAR OS DADOS FORAM UTILIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, ALÉM DA OBSERVAÇÃO DOS PARTICIPANTES PERMITINDO COLETA DE DADOS EMPÍRICOS, ESTES FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALITATIVA. A PESQUISA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE DUAS ESCOLAS (UMA PÚBLICA E OUTRA PRIVADA) DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE – RMR.COM BASE NESSES PROCEDIMENTOS, BUSCOU-SE VERIFICAR A CONCEPÇÃO DE AUTONOMIA E O GRAU DE PARTICIPAÇÃO VINCULADO À DEMOCRATIZAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PPP NESSES ESPAÇOS ESCOLARES ATRAVÉS DO ENTENDIMENTO DOS DOCENTES E GESTORES. A COMPREENSÃO DA QUESTÃO DA PARTICIPAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO PPP NA REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA E DA ESCOLA PRIVADA POSSIBILITOU UMA REFLEXÃO A RESPEITO DAS ESPECIFICIDADES ENCONTRADAS NUMA CONSTRUÇÃO DO PPP SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E OUTRA VOLTADA PARA ATENDER A PARTICIPAÇÃO EM CONTEXTOS DISTINTOS DE PÚBLICO E CLIENTELA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.