APRESENTAMOS UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, VIVENCIADA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. REPRESENTA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO RELACIONADA A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NUMA METODOLOGIA DENOMINADA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA, QUE PODE SER RESUMIDA EM SEIS ETAPAS: EXPERIMENTAR, CONJECTURAR, FORMALIZAR, GENERALIZAR, MONITORAR E AVALIAR. A IDEIA PRINCIPAL CONSISTE EM DESENVOLVER PROCESSOS INVESTIGATIVOS SOBRE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E, NO DESENROLAR DA ATIVIDADE, AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. INICIALMENTE É PROPOSTO UM PROBLEMA INVESTIGATIVO COMO ARRANQUE DA AULA. A PARTIR DISSO, REALIZAMOS COM O ALUNO EXPERIMENTAÇÕES UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA QUE, COM A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, POSSIBILITARÁ SUSCITAR CONJECTURAS A SEREM FORMALIZADAS. EM SEGUIDA, PARA VALIDAR OU FORMALIZAR AS CONJECTURAS, O ESCOLAR, JUNTAMENTE COM O PROFESSOR, DEVERÁ PROCURAR ARGUMENTOS ADEQUADOS DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ESTUDANTES. A GENERALIZAÇÃO CONSISTE EM INVESTIGAR SE O PROBLEMA PODE SER GENERALIZADO, UMA CARACTERÍSTICA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO. O PROCESSO AVALIATIVO PERPASSA TODO PROCESSO DESDE O PRINCÍPIO, INICIANDO COM UM MONITORAMENTO DE TODA ATIVIDADE, COM A FINALIDADE DE GARANTIR QUE TODOS OS ESCOLARES PARTICIPEM DO PROCESSO E POSSIBILITE UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ. NO FINAL, OS ALUNOS DEVEM APRESENTAR COMO ATIVIDADE AVALIATIVA UM PROJETO DE INTERVENÇÃO COM A FINALIDADE DE PERCEBERMOS SEU NÍVEL COGNITIVO COM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E COM RELAÇÃO A PROPOSTA METODOLÓGICA. COMO RESULTADOS EXITOSOS, TEMOS PERCEBIDO A ADESÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DA INSTITUIÇÃO, CONSTATADOS NA PRODUÇÃO MONOGRÁFICA E ARTIGOS PUBLICADOS POR ELES.