AUTISMO E INCLUSÃO: A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE DOCENTES ACERCA DA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA REDE MUNICIPAL EM TERESINA-PIAUÍ
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59356 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2525 "inscrito_id" => 11929 "titulo" => "AUTISMO E INCLUSÃO: A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE DOCENTES ACERCA DA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA REDE MUNICIPAL EM TERESINA-PIAUÍ" "resumo" => "DENTRO DO PROCESSO INCLUSIVO BRASILEIRO, EXISTE O CASO ESPECÍFICO DA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA, OCORRIDO MAIS POTENCIALMENTE NESTE NOVO MILÊNIO NO BRASIL, O QUE MARCA UM AUMENTO SIGNIFICATIVO DA INSERÇÃO ESCOLAR. ESSES SÃO MOTIVOS IMPORTANTES PARA QUE A SUA ESCOLARIZAÇÃO SEJA CADA VEZ MAIS PESQUISADA E REFLETIDA, EM ESPECIAL COMO SE DÁ A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DENTRO DESSE PROCESSO. BUSCOU-SE INVESTIGAR O COTIDIANO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NAS CLASSES REGULARES NA CIDADE DE TERESINA - PIAUÍ, PARTINDO DA ÓTICA DOS EDUCADORES. COMO MÉTODO, UTILIZOU-SE A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, BUSCANDO ANALISAR A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DESSES ALUNOS, ESTANDO ESTES LOTADOS EM 10 ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE DIFERENTES BAIRROS DA CIDADE, ONDE FORAM ENTREVISTADOS, COMO AMOSTRA, 12 PROFESSORES. VERIFICOU-SE QUE OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL SÃO MARCANTES E CONTÍNUOS E A FALTA DE CONHECIMENTO E PREPARO DOS PROFESSORES PARA LIDAR COM O ALUNO AUTISTA FICOU EVIDENCIADA NA MAIORIA DAS FALAS. CONCLUIU-SE QUE A INCLUSÃO NÃO CABE NO PARADIGMA TRADICIONAL EXISTENTE DA EDUCAÇÃO, REQUER UM MODELO DIFERENTE DAS PROPOSTAS E PRÁTICAS EXISTENTES. ESSA PROPOSTA DIFERENCIADA PARTE PELA REFORMULAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESSES PROFISSIONAIS E PERPASSA POR UMA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA QUE OFEREÇA SUPORTE PARA LIDAR E PARA PRATICAR A INCLUSÃO DE FATO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PROFESSORES, INCLUSÃO, AUTISMO, PERCEPÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID11929_21082019190518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYCON RANGEL ABREU FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MAYCON RANGEL" "autor_email" => "maycon.ferreira@ifma.edu." "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59356 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2525 "inscrito_id" => 11929 "titulo" => "AUTISMO E INCLUSÃO: A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE DOCENTES ACERCA DA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA REDE MUNICIPAL EM TERESINA-PIAUÍ" "resumo" => "DENTRO DO PROCESSO INCLUSIVO BRASILEIRO, EXISTE O CASO ESPECÍFICO DA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA, OCORRIDO MAIS POTENCIALMENTE NESTE NOVO MILÊNIO NO BRASIL, O QUE MARCA UM AUMENTO SIGNIFICATIVO DA INSERÇÃO ESCOLAR. ESSES SÃO MOTIVOS IMPORTANTES PARA QUE A SUA ESCOLARIZAÇÃO SEJA CADA VEZ MAIS PESQUISADA E REFLETIDA, EM ESPECIAL COMO SE DÁ A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DENTRO DESSE PROCESSO. BUSCOU-SE INVESTIGAR O COTIDIANO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NAS CLASSES REGULARES NA CIDADE DE TERESINA - PIAUÍ, PARTINDO DA ÓTICA DOS EDUCADORES. COMO MÉTODO, UTILIZOU-SE A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, BUSCANDO ANALISAR A PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DESSES ALUNOS, ESTANDO ESTES LOTADOS EM 10 ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE DIFERENTES BAIRROS DA CIDADE, ONDE FORAM ENTREVISTADOS, COMO AMOSTRA, 12 PROFESSORES. VERIFICOU-SE QUE OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL SÃO MARCANTES E CONTÍNUOS E A FALTA DE CONHECIMENTO E PREPARO DOS PROFESSORES PARA LIDAR COM O ALUNO AUTISTA FICOU EVIDENCIADA NA MAIORIA DAS FALAS. CONCLUIU-SE QUE A INCLUSÃO NÃO CABE NO PARADIGMA TRADICIONAL EXISTENTE DA EDUCAÇÃO, REQUER UM MODELO DIFERENTE DAS PROPOSTAS E PRÁTICAS EXISTENTES. ESSA PROPOSTA DIFERENCIADA PARTE PELA REFORMULAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESSES PROFISSIONAIS E PERPASSA POR UMA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA QUE OFEREÇA SUPORTE PARA LIDAR E PARA PRATICAR A INCLUSÃO DE FATO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PROFESSORES, INCLUSÃO, AUTISMO, PERCEPÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID11929_21082019190518.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYCON RANGEL ABREU FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MAYCON RANGEL" "autor_email" => "maycon.ferreira@ifma.edu." "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }