Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ERA UMA VEZ O LIVRO E OS NOVOS DISPOSITIVOS DE LEITURA NA ERA DIGITAL

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS, LITERATURA INFANTIL, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira: propostas e reflexões
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5932
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 488
    "inscrito_id" => 76
    "titulo" => "ERA UMA VEZ O LIVRO E OS NOVOS DISPOSITIVOS DE LEITURA NA ERA DIGITAL"
    "resumo" => "Com o surgimento e a consolidação de novos dispositivos tecnológicos cada vez mais sofisticados, o hábito da leitura na infância, que até pouco tempo era desenvolvido exclusivamente por meio de livros, vem gradativamente sendo substituído. As tecnologias utilizadas hoje no mercado editorial conquistaram um público consumidor caracterizado por crianças oriundas da era digital. Assim, este trabalho pretende analisar as principais acepções acerca de conceitos como tecnologia de informação e comunicação, ensino de Literatura e teorias do currículo enquanto elementos construtores de uma formação moderna, integral e abrangente. Para tanto, tomaremos por base os instrumentos teóricos trabalhados por Demo (2009), Bhabha (2010), Goodson (2007), Silva (1999) e, no campo literário, Colomer (2010)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, LITERATURA INFANTIL, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_06_2014_19_27_15_idinscrito_76_0bb6ae2f52bb8b4c38d3828daded35bc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDENORA MÁRCIA CHAVES PINHEIRO CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ALDENORA MÁRCIA"
    "autor_email" => "herabello@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5932
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 488
    "inscrito_id" => 76
    "titulo" => "ERA UMA VEZ O LIVRO E OS NOVOS DISPOSITIVOS DE LEITURA NA ERA DIGITAL"
    "resumo" => "Com o surgimento e a consolidação de novos dispositivos tecnológicos cada vez mais sofisticados, o hábito da leitura na infância, que até pouco tempo era desenvolvido exclusivamente por meio de livros, vem gradativamente sendo substituído. As tecnologias utilizadas hoje no mercado editorial conquistaram um público consumidor caracterizado por crianças oriundas da era digital. Assim, este trabalho pretende analisar as principais acepções acerca de conceitos como tecnologia de informação e comunicação, ensino de Literatura e teorias do currículo enquanto elementos construtores de uma formação moderna, integral e abrangente. Para tanto, tomaremos por base os instrumentos teóricos trabalhados por Demo (2009), Bhabha (2010), Goodson (2007), Silva (1999) e, no campo literário, Colomer (2010)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, LITERATURA INFANTIL, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_06_2014_19_27_15_idinscrito_76_0bb6ae2f52bb8b4c38d3828daded35bc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDENORA MÁRCIA CHAVES PINHEIRO CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ALDENORA MÁRCIA"
    "autor_email" => "herabello@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Com o surgimento e a consolidação de novos dispositivos tecnológicos cada vez mais sofisticados, o hábito da leitura na infância, que até pouco tempo era desenvolvido exclusivamente por meio de livros, vem gradativamente sendo substituído. As tecnologias utilizadas hoje no mercado editorial conquistaram um público consumidor caracterizado por crianças oriundas da era digital. Assim, este trabalho pretende analisar as principais acepções acerca de conceitos como tecnologia de informação e comunicação, ensino de Literatura e teorias do currículo enquanto elementos construtores de uma formação moderna, integral e abrangente. Para tanto, tomaremos por base os instrumentos teóricos trabalhados por Demo (2009), Bhabha (2010), Goodson (2007), Silva (1999) e, no campo literário, Colomer (2010).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.