Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO NO ENSINO DE MAGNETISMO: UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO

Palavra-chaves: ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA, MAGNETISMO, MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, CAMPUS JOÃO CÂMARA, DENTRO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP, DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. A ATIVIDADE PRÁTICA FOI EXECUTADA NOS HORÁRIOS NORMAIS CURRICULARES COM ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA. A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS É UMA DAS METODOLOGIAS QUE INCENTIVAM O ENVOLVIMENTO DO PARTICIPANTE, INSTIGANDO SUA CRIATIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, DEIXANDO DE SER APENAS EXPECTADOR, PARA SER UM AGENTE DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. DESSA FORMA, AO SE PROMOVER UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DE AULAS PRATICAS, CRIA-SE UM AMBIENTE QUE GERA CURIOSIDADE DESPERTANDO CADA VEZ MAIS O INTERESSE NA TEMÁTICA A SER DESENVOLVIDA. AS ATIVIDADES DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FORAM REALIZADAS EM 4 ENCONTROS PRESENCIAIS DE 90 MIN CADA. NO PRIMEIRO ENCONTRO REALIZAMOS A LEITURA COLETIVA DE UM TEXTO ENVOLVENDO UM POUCO DA HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO. NO SEGUNDO ENCONTRO REALIZAMOS UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA SOBRE AS BASES DO ELETROMAGNETISMO. NO TERCEIRO ENCONTRO, A TURMA COM 40 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM 5 (CINCO) GRUPOS DE 8 (OITO) COMPONENTES. COM O AUXÍLIO DE UM ROTEIRO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL, CONTENDO ALGUNS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS, OS ESTUDANTES REALIZARAM A CONSTRUÇÃO DE UMA BÚSSOLA E DE UM ELETROÍMÃ. NO QUARTO ENCONTRO OCORREU A SOCIALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS E CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM TEXTO CONTENDO UMA SÍNTESE DO QUE FOI APRENDIDO. APESAR DE SER UMA ATIVIDADE SIMPLES, PERCEBEMOS O ALTO GRAU DE PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DOS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE ALIAR CONCEITOS VISTOS EM SALA DE AULA COM A PRÁTICA FAZ COM QUE OS ALUNOS TENHAM MELHOR ENTENDIMENTO E RENDIMENTO NAS AULAS DE FÍSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.