Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS TRANSFORMAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NAS UNIVERSIDADES PRIVADAS E AS VIVÊNCIAS DE PRAZER E SOFRIMENTO DO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO.

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, TRABALHO, IDENTIDADE, SOFRIMENTO, SOFRIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO SÃO DECORRENTES DAS TRANSFORMAÇÕES NEOLIBERAIS IMPOSTAS NA ATUALIDADE. TAIS CONDIÇÕES SÃO VIVENCIADAS EM VÁRIAS ORGANIZAÇÕES, DENTRE ELES AS EDUCACIONAIS E UNIVERSIDADES. NO ASPECTO PRIVADO, LIDAM COM A ADAPTAÇÃO ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO, A TRANSFORMAÇÃO DA IDENTIDADE E A NECESSÁRIA ADAPTAÇÃO DOS DOCENTES QUE DEVEM ESTAR INSERIDOS NESSE CONTEXTO DINÂMICO DANDO RESPOSTAS DE ACORDO COM AS DEMANDAS QUE LHE SÃO IMPOSTAS, ADAPTAÇÕES RELACIONADAS A IDENTIDADE E SUA PERCEPÇÃO DO TRABALHO. ASSIM, TRANSFORMA-SE SUA FORMA DE TRABALHO QUE, INCIALMENTE, ERA VOLTADA EXCLUSIVAMENTE PARA A EDUCAÇÃO E QUE AGORA POSSUI UM ASPECTO DE MERCANTILIZAÇÃO DESSE PROCESSO. O TRABALHO É APONTADO COMO POSSIBILIDADE DE VIVÊNCIA DE PRAZER OU SOFRIMENTO, MAS EM DECORRÊNCIA DESSE PROCESSO TRANSFORMACIONAL ACONTECEM ADAPTAÇÕES QUE VÃO ALÉM DESSA DEFINIÇÃO INICIAL, POIS ENVOLVEM CONTEXTOS DE ALIENAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO NO UNIVERSO VIVENCIADO. O ARTIGO APRESENTADO BUSCA IDENTIFICAR A POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO, VOLTADOS PARA O CONTEXTO DAS UNIVERSIDADES PRIVADAS, AS METAMORFOSES DA IDENTIDADE, O DOCENTE INSERIDO E SUAS ATIVIDADES TRANSFORMADAS, COM SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE PSÍQUICA, DENTRE ELAS O PRAZER E SOFRIMENTO.

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