A PREOCUPAÇÃO COM O PATRIMÔNIO CULTURAL TEM SIDO CRESCENTE A MEDIDA QUE A DETERIORAÇÃO A ESSES BENS FAZEM PARTE DO DIA-A-DIA DOS MORADORES LOCAIS. APESAR DE SER UM CAMPO NOVO DE ATUAÇÃO, A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL JÁ FAZ PARTE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESDE O SÉCULO XIX, PORÉM, NUNCA SE NOTOU GRANDE PREOCUPAÇÃO COM A TEMÁTICA ATÉ AS ÚLTIMAS DÉCADAS. ESTA PROPOSTA DE TRABALHO SE BASEOU NAS TIC’S COMO INSTRUMENTOS DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL NAS ESCOLAS DA REDE BÁSICA. CONSIDERANDO A ESCOLA COMO UM ESPAÇO SOCIAL, COM MUITAS REDES DE INTERAÇÃO É UM AMBIENTE IDEAL PARA A DISSEMINAÇÃO DE NOVAS ABORDAGENS QUE VISEM A VALORIZAR A CULTURA LOCAL. DESSA FORMA, A AÇÃO FOI EFETIVA E RESGATOU O SENTIMENTO DE PERTENÇA NO ALUNADO, ONDE ALGUNS PUDERAM ATÉ PELA PRIMEIRA VEZ CONHECER O QUE HÁ DE BOM NO SEU MUNICÍPIO.