Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM OLHAR INCLUSIVO

Palavra-chaves: GÊNERO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59274
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2837
    "inscrito_id" => 2639
    "titulo" => """
      AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: \r\n
      UM OLHAR INCLUSIVO
      """
    "resumo" => "ESTE TEXTO TRAZ REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO QUE FORAM VIVENCIADAS, PROBLEMATIZADAS E MODIFICADAS NAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM O ESPORTE ULTIMATE FRISBEE. O PRESENTE ESTUDO É DE CARÁTER QUALITATIVO E DESCRITIVO. A DISCUSSÃO DE GÊNERO SURGIU NAS RODAS DE CONVERSA, QUANDO AO COMPARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS DESSE ESPORTE INSERIDO NO CONTEXTO DE TURMAS MISTAS, ALGUNS MENINOS CONSEGUIRAM APONTAR QUE AS HABILIDADES NO JOGO NÃO DEPENDEM DAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS LIGADAS AO SEXO, MAS AO INTERESSE E A OPORTUNIDADE QUE CADA UM TEVE E TEM DE SE MOVIMENTAR. APROVEITANDO ESSA INTERVENÇÃO A PROFESSORA LEVANTOU OUTROS QUESTIONAMENTOS: HOUVE ADAPTAÇÕES PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE TODOS NAS AULAS? COMO FOI JOGAR EM EQUIPES MISTAS? E HOUVE IGUALDADE, RESPEITO E COOPERAÇÃO NA PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS NAS AULAS? A PARTIR DE ENTÃO HOUVE RICAS DISCUSSÕES SOBRE DETERMINISMO BIOLÓGICO, GÊNERO, CULTURA, INCLUSÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS. CONCLUI-SE QUE É PRECISO REPENSAR A POSIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE À INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, BUSCANDO OPORTUNIZAR AOS ALUNOS DISCUSSÕES PERTINENTES AOS TEMAS, BEM COMO GARANTIR CONDIÇÕES DE APRENDIZAGENS PARA TODA TURMA, ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO CONTEMPLAR AS MÚLTIPLAS SUBJETIVIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID2639_31082019201708.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anatalats@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59274
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2837
    "inscrito_id" => 2639
    "titulo" => """
      AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: \r\n
      UM OLHAR INCLUSIVO
      """
    "resumo" => "ESTE TEXTO TRAZ REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO QUE FORAM VIVENCIADAS, PROBLEMATIZADAS E MODIFICADAS NAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM O ESPORTE ULTIMATE FRISBEE. O PRESENTE ESTUDO É DE CARÁTER QUALITATIVO E DESCRITIVO. A DISCUSSÃO DE GÊNERO SURGIU NAS RODAS DE CONVERSA, QUANDO AO COMPARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS DESSE ESPORTE INSERIDO NO CONTEXTO DE TURMAS MISTAS, ALGUNS MENINOS CONSEGUIRAM APONTAR QUE AS HABILIDADES NO JOGO NÃO DEPENDEM DAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS LIGADAS AO SEXO, MAS AO INTERESSE E A OPORTUNIDADE QUE CADA UM TEVE E TEM DE SE MOVIMENTAR. APROVEITANDO ESSA INTERVENÇÃO A PROFESSORA LEVANTOU OUTROS QUESTIONAMENTOS: HOUVE ADAPTAÇÕES PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE TODOS NAS AULAS? COMO FOI JOGAR EM EQUIPES MISTAS? E HOUVE IGUALDADE, RESPEITO E COOPERAÇÃO NA PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS NAS AULAS? A PARTIR DE ENTÃO HOUVE RICAS DISCUSSÕES SOBRE DETERMINISMO BIOLÓGICO, GÊNERO, CULTURA, INCLUSÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS. CONCLUI-SE QUE É PRECISO REPENSAR A POSIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE À INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, BUSCANDO OPORTUNIZAR AOS ALUNOS DISCUSSÕES PERTINENTES AOS TEMAS, BEM COMO GARANTIR CONDIÇÕES DE APRENDIZAGENS PARA TODA TURMA, ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO CONTEMPLAR AS MÚLTIPLAS SUBJETIVIDADES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA7_ID2639_31082019201708.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anatalats@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TEXTO TRAZ REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO QUE FORAM VIVENCIADAS, PROBLEMATIZADAS E MODIFICADAS NAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM O ESPORTE ULTIMATE FRISBEE. O PRESENTE ESTUDO É DE CARÁTER QUALITATIVO E DESCRITIVO. A DISCUSSÃO DE GÊNERO SURGIU NAS RODAS DE CONVERSA, QUANDO AO COMPARTILHAR AS EXPERIÊNCIAS DESSE ESPORTE INSERIDO NO CONTEXTO DE TURMAS MISTAS, ALGUNS MENINOS CONSEGUIRAM APONTAR QUE AS HABILIDADES NO JOGO NÃO DEPENDEM DAS CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS LIGADAS AO SEXO, MAS AO INTERESSE E A OPORTUNIDADE QUE CADA UM TEVE E TEM DE SE MOVIMENTAR. APROVEITANDO ESSA INTERVENÇÃO A PROFESSORA LEVANTOU OUTROS QUESTIONAMENTOS: HOUVE ADAPTAÇÕES PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE TODOS NAS AULAS? COMO FOI JOGAR EM EQUIPES MISTAS? E HOUVE IGUALDADE, RESPEITO E COOPERAÇÃO NA PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS NAS AULAS? A PARTIR DE ENTÃO HOUVE RICAS DISCUSSÕES SOBRE DETERMINISMO BIOLÓGICO, GÊNERO, CULTURA, INCLUSÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS. CONCLUI-SE QUE É PRECISO REPENSAR A POSIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE À INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, BUSCANDO OPORTUNIZAR AOS ALUNOS DISCUSSÕES PERTINENTES AOS TEMAS, BEM COMO GARANTIR CONDIÇÕES DE APRENDIZAGENS PARA TODA TURMA, ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO CONTEMPLAR AS MÚLTIPLAS SUBJETIVIDADES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.