Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: PL2, SURDOS, LIBRAS, MATERIAIS DIDÁTICOS, MATERIAIS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA (PL2) PARA SURDOS SÃO ESCASSOS, AINDA MAIS, AQUELES VOLTADOS PARA JOVENS E ADULTOS. NESSE CONTEXTO, A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COMO RESULTADO DA EXPERIÊNCIA EM UM MINICURSO DE VERÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS, OFERECIDO PELO IFBA - CAMPUS SEABRA. SABE-SE QUE O ENSINO DE PORTUGUÊS ESCRITO TENDE A SER MECÂNICO E DESCONTEXTUALIZADO, ENTÃO PARA ESSE MINICURSO, CUJOS PARTICIPANTES ERAM JOVENS E ADULTOS, FORAM DESENVOLVIDOS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS, A FIM DE PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS LINGUÍSTICAS AUTÊNTICAS E SOCIALMENTE RELEVANTES. LOGO, O ESTUDO TEM POR OBJETIVO REVISITAR AS BASES TEÓRICAS DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, SISTEMATIZAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, ANALISAR AS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E ANALISAR OS MATERIAIS PRODUZIDOS. PARA ESSE FIM, APRESENTAMOS ALGUNS MATERIAIS DIDÁTICOS EXISTENTES VOLTADOS PARA ENSINO DE PL2 PARA SURDOS, PARA, EM SEGUIDA, ANALISARMOS ALGUMAS ATIVIDADES PRODUZIDAS PARA O NOSSO MINICURSO. POR FIM, REFLETIMOS SOBRE OS DESAFIOS E AS POTENCIALIDADES NA ÁREA DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O PÚBLICO SURDO JOVEM E ADULTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.