SANTOS, Maria De Jesus Dos et al.. As drogas no ensino da química. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59218>. Acesso em: 22/11/2024 10:19
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR E INVESTIGAR O ESTUDO DA TEMÁTICA DAS DROGAS CONTEXTUALIZADA NO AMBIENTE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA, DESTACANDO QUE A PREVENÇÃO À UTILIZAÇÃO DE DROGAS ENTRE JOVENS EM GERAL PRECISA SER FORTEMENTE ESTABELECIDA E DEBATIDA NAS VÁRIAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, CONTANDO TANTO COM A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES COMO DE ESPECIALISTAS DO TEMA EM QUESTÃO. FICA CLARO QUE É IMPORTANTE UTILIZAR SE DE UMA ABORDAGEM MODERNA QUE SEJA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR, TOMANDO POR BASE A REALIDADE DE CADA ALUNO E OS CONHECIMENTOS QUE SÃO OBTIDOS PARA TORNAR ESTES EDUCANDO PASSÍVEIS DE ATUAR ATIVAMENTE COMO CIDADÃOS DA SOCIEDADE EM QUE VIVEM. EM CONTRAPARTIDA, ESTA TEMÁTICA É MUITO DISCUTIDA INFORMALMENTE NAS COMUNIDADES NAS ABORDAGENS SOCIAIS, NA INTENÇÃO DE CONSCIENTIZAR, SOBRE OS RISCOS DA UTILIZAÇÃO DESTAS SUBSTÂNCIAS, MAS A ESCOLA TAMBÉM TEM UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO NO SENTIDO DE CONSCIENTIZAÇÃO À COMUNIDADE ESCOLAR, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A FAMÍLIA É O PRINCIPAL INTERMEDIÁRIO NESSE PROCESSO E QUE DEVE ESTÁ SEMPRE EM PARCERIA COM A ESCOLA.