NESSE TRABALHO NOS PROPOMOS A INVESTIGAR DE QUE FORMA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA LOCALIZADA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA ESTÃO INSERINDO ARTIGOS EDUCATIVOS DE MATRIZ AFRICANA EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, ESPECIFICAMENTE, COMO OS JOGOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS SÃO INCLUÍDOS NESSA PRÁTICA, BEM COMO DE QUE MANEIRA ESSES JOGOS CONTRIBUEM PARA PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DOS ALUNOS QUILOMBOLAS. É ASSEGURADO POR LEI QUE COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS POSSUAM UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA DAS DEMAIS ESCOLAS BRASILEIRAS. ESSA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA TERÁ COMO OBJETIVO FORTALECER A CULTURA E COSTUMES DAQUELA REGIÃO AO DESPERTAR NOS EDUCANDOS O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A TAL CULTURA. A ABORDAGEM METODOLÓGICA É BASEADA NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. PARA FUNDAMENTAR ESSA PESQUISA FOI UTILIZADO O RECURSO DA ENTREVISTA, ESSA ENTREVISTA FOI REALIZADA COM TRÊS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA. DE ACORDO COM AS RESPOSTAS DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS, AO FINAL DESSE ESTUDO EXAMINOU-SE QUE TAIS DOCENTES MESMO ATUANDO EM ESCOLAS QUILOMBOLAS NÃO FAZIAM USO E NEM AO MENOS CONHECIAM JOGOS AFRICANOS OU AFRO-BRASILEIROS.